SALA DE IMPRENSA

PUBLICAÇÕES ABCIP

Panorama da Participação Privada na Iluminação Pública - 2a edição - junho 2021

O mercado de iluminação pública brasileiro, por meio de concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), vem se consolidando e já tem contratado para os próximos anos investimentos de R$ 18 bilhões em apenas 51 municípios brasileiros, sendo nove capitais. Para além dos contratos assinados existem mais de 400 projetos em andamento no país, sendo 229 através de consórcios municipais, especialmente em Minas Gerais e Bahia.

Esses e outros dados constam da segunda edição do Panorama da Participação Privada na Iluminação Pública, idealizado pela ABCIP.

E-BOOK ABCIP

A entrada em vigor da Resolução Normativa 888/20 da ANEEL, desde 3 de agosto de 2020, constitui-se em um avanço importante tanto para as concessões de iluminação pública, como para a gestão dos municípios brasileiros, regulando, de forma inédita, as relações entre concessionárias de iluminação pública, concessionárias de energia elétrica e prefeituras municipais.

Panorama da Participação Privada na Iluminação Pública - 1a edição

As cidades que lançaram mão da parceria com empresas privadas para modernizar seu parque de iluminação púbica, os projetos que estão em processo de modelagem ou de licitação e o montante do valor dos contratos. Essas são algumas das informações inéditas trazidas pela publicação Panorama da Participação Privada na Setor Iluminação Pública, editada pela ABCIP, que foi lançada no dia 13 de novembro de 2019, durante o 1º Fórum Internacional de Tecnologia na Iluminação Pública, em São Paulo.

O Panorama também inclui entrevistas exclusivas com os financiadores e estruturadores de projetos de PPP: BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco Mundial, o impacto da modernização da IP por meio de contratos de parceria público privada, estudo feito especialmente para a edição pelo Radar PPP sobre a evolução desse segmento, além do que o mercado tem a oferecer em termos de inovação tecnológica.

PRESS RELEASE

Acompanhe aqui, jornalistas, as principais informações da ABCIP:

Panorama da Iluminação Pública Privada 2021

Para mais informações para imprensa, contatar Case Comunicação Integrada