top of page

VENDA NOVA DO IMIGRANTE VAI IMPLEMENTAR PPP DE CIDADE INTELIGENTE

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante publicou edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para Cidade Inteligente, que possibilitará trazer soluções inovadoras em tecnologia, segurança e sustentabilidade para o município.


Venda Nova foi o primeiro município do Estado a executar essa licitação. O edital prevê serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e usinas fotovoltaica.


Um dos benefícios será a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED em 2,8 mil pontos de iluminação pública, oferecendo maior eficiência energética. Além disso, o plano inclui a instalação de uma rede de telecomunicações, composta por 40 quilômetros de fibra óptica e de 18 pontos de acesso à internet gratuita para os cidadãos. Essa infraestrutura será interconectada e atenderá também às necessidades de 44 edifícios públicos locais.


Será instalado ainda um centro de monitoramento 24h, composto por 42 câmeras de vigilância, segundo Bandes, estudos estimam que os equipamentos possam auxiliar com uma redução de mais de 76% nos furtos de veículos. Outro tópico da parceria público-privada indica a criação, operação e manutenção de uma microusina solar fotovoltaica para abastecimento dos edifícios municipais.


O projeto da PPP foi desenvolvido em uma colaboração envolvendo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Programa ES Inteligente, e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).


Como participar do edital

A contratação da concessão administrativa terá prazo de 25 anos e adota como critério o menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração Pública, segundo o Bandes. A proposta deve ser entregue até as 8h30 do dia 10 de junho de 2025, no Protocolo Central da Prefeitura. A sessão pública de abertura será no mesmo dia, às 9h, na sede da Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão disponíveis no site oficial da prefeitura (com informações do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – Bandes).


Fonte - ES Brasil



Comments


bottom of page