top of page

SUMARÉ/SP TERÁ ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE LED EM 100% DA CIDADE


Visando à eficiência energética em Sumaré, o prefeito Luiz Dalben anunciou nesta tarde, dia 27, que a cidade será 100% iluminada por lâmpadas de LED. Um contrato de Parceria Público-Privada com o Consórcio Ilumina Sumaré foi assinado para a modernização da iluminação pública, por meio da substituição de lâmpadas comuns (sódio e vapor metálico) por lâmpadas de LED em todo o município. O investimento é de mais de R$ 165 milhões, realizado ao longo de 20 anos de concessão. 


Para inaugurar o serviço, o chefe do Executivo, ao lado do vice Henrique Stein, secretário de Finanças, Eder Ruzza, líder de Governo, vereador Willian Souza e demais vereadores visitaram a Praça Rosa Maluf, região central, onde a tecnologia já está implantada em todo o entorno.  

Serão em torno de 26.106 pontos, entre vias públicas, praças e espaços públicos, que receberão a troca de lâmpadas nos próximos meses, além da implantação de mais mil novos pontos durante o primeiro ano de contrato, ampliando a segurança da população e contribuindo para uma cidade mais sustentável e inteligente.


A PPP visa reduzir os custos com manutenção para o Município, bem como obter maior desempenho e durabilidade. A troca das lâmpadas leva em conta a durabilidade e pouca manutenção, além de pouco consumo energético, fatores que contribuem com a economia dos Cofres Públicos. 


O contrato é uma concessão de 20 anos e visa a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da iluminação pública da cidade. Além disso, está previsto o programa de inspeção de qualidade nos equipamentos a serem instalados na rede de iluminação e a implantação de plano de manejo e destinação dos resíduos e equipamentos em desuso, prevendo descarte que elimine a possibilidade de derramamento de substâncias nocivas ao meio ambiente. 


Fonte: Portal da Cidade

110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page