NOVO HAMBURGO AVANÇA NA ESTRUTURAÇÃO DE PPP INOVADORA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA E SERVIÇOS DIGITAIS
- contato03191
- há 1 dia
- 3 min de leitura

Nesta quarta-feira (10), foi apresentado o projeto de modelagem e estruturação de Parceria Público-Privada
A Prefeitura deu início a um projeto pioneiro voltado à transformação da prestação de serviços à comunidade. Nesta quarta-feira (10), foi realizada a reunião de “kick-off” da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública e Serviços Digitais, em evento realizado no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). A atividade contou com a presença de representantes da Administração Municipal, da Caixa Federal- estruturadora do projeto, e das consultorias contratadas, EY e Rhein Schirato Meireles, além da Câmara de Vereadores.
A iniciativa inaugura uma nova etapa no planejamento urbano do Município, com foco na modernização da infraestrutura de iluminação pública, no aumento da eficiência e segurança e na ampliação da conectividade para a população.
"É a primeira parceria público-privada dessa gestão, que vai deixar um legado para os próximos 20 anos na nossa cidade. A gente vai trazer a expertise dessas empresas que trabalham no Brasil e no mundo para que Novo Hamburgo tenha essa tecnologia”, salienta o prefeito Gustavo Finck.
Vale destacar que em agosto o chefe do Executivo lançou o programa SmartNH - Novo Hamburgo uma iniciativa inovadora que vai usar a tecnologia para melhorar a vida da população, com serviços públicos mais eficientes, seguros e sustentáveis.
A secretária municipal de Fazenda, Michele Antonello, destacou que o grupo de trabalho da PPP, composto por sete secretarias, representantes da Caixa e das consultorias, já vem trabalhando há 30 dias na estruturação da proposta. “O valor deste projeto vem da contribuição da iluminação pública. Portanto é uma PPP autossustentável e que envolve um nível de profissionalismo em sua elaboração”, ressalta.
O projeto contempla a modernização da iluminação pública com tecnologia LED, associada à implementação de soluções digitais que potencializam benefícios à comunidade. A cidade tem, atualmente, 20 mil luminárias.
Entre os recursos previstos, estão sistemas e redes de acesso públicos à Internet, câmeras de monitoramento, gestão de estacionamentos públicos, dispositivos indicadores de geolocalização, sistemas de monitoramento ambientais e de riscos, monitoramento de frota urbana pública, sistema integrado de controle de tráfego urbano e semafórico em tempo real e contagem de tráfego.
Com este escopo ampliado, a PPP de Novo Hamburgo se consolida como uma das mais completas do País, atuando como vetor de transformação digital e de melhoria da qualidade de vida urbana. A expectativa é de avanços significativos em segurança pública, mobilidade, uso racional de recursos e acesso à informação e conectividade.
O líder de projetos de PPP da Caixa, José Carlos Medaglia, destacou a vocação inovadora de Novo Hamburgo. Segundo Medaglia, a PPP de serviços digitais que será firmada no Município deverá servir de exemplos para projetos futuros que a Caixa realizará para outras cidades do Brasil. “Por tudo que nós estamos vendo, pelo envolvimento da equipe, pela capacidade técnica e as condições gerais de Novo Hamburgo, nós achamos que pode passar a ser uma referência replicável em outros municípios”, declara Medaglia.
O projeto conta com o apoio técnico da Caixa e a participação de consultorias especializadas: EY, responsável pelos estudos técnico-operacionais e econômico-financeiros, e Rhein Schirato Meireles, responsável pelos estudos jurídicos.
A estruturação da PPP é organizada em quatro etapas: avaliação e preparação; estruturação do contrato; validação externa (com realização de audiência pública); e licitação e contratação.
Sob a liderança da Prefeitura, a modelagem será desenvolvida para atender às necessidades específicas de Novo Hamburgo. Por isso, o projeto elaborado é único. Os estudos foram iniciados em 2025, terão duração de 18 meses e previsão de realização de leilão na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, em 2026.
O modelo de PPP em Iluminação Pública já soma mais de 140 contratos assinados no Brasil, beneficiando cerca de 57 milhões de pessoas e mobilizando mais de R$ 31 bilhões em investimentos. Uma das cidades que integra essa lista é Aracaju, no Sergipe, onde houve redução de 61% nas contas de iluminação pública, e Toledo, no Paraná, que adotou um projeto que alcançou 100% da cidade.
Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo - Vinícius Campos
Comentários