top of page

ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE ALVORADA SERÁ 100% LED COM NOVA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

ree

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Opus1 apresentaram o projeto - Foto: Diego Vicente


A Prefeitura de Alvorada deu um grande passo rumo à modernização do sistema de iluminação pública. Nessa quarta-feira (13), foi apresentado o plano de governança da parceria público-privada (PPP) de iluminação, estruturada junto ao Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE) e à empresa de tecnologia Opus1, com o objetivo de transformar Alvorada em uma cidade inteligente. O ato, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, marca o início da implementação do novo modelo de contratação, que vai revitalizar a infraestrutura tecnológica do município.


A PPP vem sendo elaborada desde o início do ano e prevê a união de empresas para a execução dos serviços. Entre as melhorias previstas estão: iluminação 100% em LED, câmeras de monitoramento, cercamento eletrônico, painéis informativos, radares meteorológicos, lâmpadas coloridas e outras inovações tecnológicas.


“Esse projeto é um marco para Alvorada. Com a parceria do BRDE e o uso de tecnologias modernas, vamos transformar a iluminação pública em um sistema mais eficiente, sustentável e seguro. A cidade ganha em qualidade de vida, economia de energia e segurança, e isso é resultado de um planejamento sério e de uma gestão comprometida com o futuro da nossa comunidade”, disse o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Cristian Silveira.


O primeiro encontro com o BRDE e a Opus1 contou com a apresentação das funcionalidades e objetivos de cada secretaria, permitindo o debate e a articulação das ações que integrarão o projeto.

O adjunto, Felipe Cardarelli, declarou que é o início de uma nova fase para Alvorada. “Depois de muito estudo e planejamento, estamos dando um passo fundamental para tornar nossa cidade mais moderna, segura e eficiente. A tecnologia será uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida da população”, exalta Felipe.


A partir de agora, a Prefeitura fará o diagnóstico das demandas de cada secretaria, envolvendo iluminação, câmeras, radares e demais recursos tecnológicos. Após essa etapa, será apresentado o levantamento, formalizados os contratos e selecionadas as empresas executoras.


O diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Bussato, destacou que o projeto colocará Alvorada no mapa das cidades inteligentes. “É a primeira parceria público-privada de um município gaúcho nessa nova gestão de prefeitos com inúmeros benefícios que certamente terão aqui para a população de Alvorada. Não só a troca de todas as lâmpadas para um sistema de LED, que é mais seguro, mas isso vai melhorar a qualidade de vida da população. Também teremos a possibilidade de incluir uma série de serviços no conceito de cidades inteligentes que podem ser trabalhados”, disse Bussato.


Devido à complexidade do projeto, a previsão é que as obras comecem em meados de 2026, após a conclusão das fases de estudo, planejamento e licitação.


Fonte: Prefeitura de Alvorada/RS


Comentários


bottom of page