EMPRESAS APLAUDEM REGULAMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE TELEGESTÃO PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA



As empresas especializadas em sistemas digitais e de telegestão para iluminação pública associadas à ABCIP, receberam com entusiasmo a portaria 221/22 do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que regulamenta técnica e metrologicamente os sistemas de telegestão para iluminação pública.


Publicado no dia 23 de maio, o Regulamento Técnico Metrológico estabelece os critérios técnicos para certificação dos sistemas, seus respectivos prazos de implantação e vigência bem como as regras de transição do mercado. “Agora ficaram mais claros os critérios mínimos estabelecidos para os sistemas medirem o consumo de energia elétrica nos pontos de luz,” diz Luciano Rosito, líder do Comitê Técnico da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública. “Essa medida dá mais segurança e confiabilidade sobre os resultados dessas tecnologias, além de facilitar o entendimento do seu uso para a sociedade”.


Desde que começaram as discussões para a criação desse RTM, a ABCIP tem feito contribuições técnicas para o INMETRO por meio do Comitê com o objetivo de contextualizar as características do mercado de iluminação públicas e os benefícios do uso da tecnologia. Por isso, a entidade que representa as empresas do setor parabeniza a iniciativa do INMETRO e permanece à disposição do órgão federal para eventuais aprimoramentos do regulamento, bem como para a divulgação do tema entre seus associados.


Para acessar o documento bastar clicar: https://bit.ly/3xcJC4X


103 visualizações0 comentário