CRICIÚMA APRESENTA FUTURA PPP DE CIDADE INTELIGENTE EM SÃO PAULO
- contato03191
- 25 de set.
- 2 min de leitura

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, subiu ao palco da B3, nesta quarta-feira, dia 24, durante o Cidades CSC, conhecido como o maior evento da América Latina sobre cidades inteligentes, realizado em São Paulo. O gestor apresentou os planos do município na área de inovação urbana e debateu o tema com outros prefeitos e especialistas em concessões.
Na palestra, Espindola abordou a futura Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente, cujo edital está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os detalhes serão apresentados a potenciais investidores em novembro, na sede da B3, também em São Paulo.
O projeto prevê integração de tecnologia em serviços essenciais, como iluminação pública em LED, mobilidade urbana inteligente, cercamento digital com câmeras de alta precisão, geração de energia limpa por usinas fotovoltaicas e conectividade em parques e praças.
A iniciativa terá gestão orientada a resultados e remuneração por desempenho. O objetivo, segundo o prefeito, é consolidar Criciúma como referência em qualidade de vida. “Estamos preparando Criciúma para o futuro. Essa PPP vai modernizar a gestão urbana, reduzir custos, ampliar a segurança e trazer mais eficiência para os serviços públicos. É um passo decisivo para transformar nossa cidade em modelo de cidade inteligente no Brasil”, afirmou.
Destaque nacional
Durante o Cidades CSC, Criciúma também recebeu reconhecimento nacional: foi classificada como a quarta cidade mais inteligente entre as 1.191 do Sul do Brasil. “O destaque reforça a consolidação do município como polo de inovação urbana e confirma os avanços já conquistados nos últimos anos”, avaliou o prefeito.
O secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, ressalta a sintonia entre a conquista e os próximos passos do município. “É muito oportuno estarmos discutindo a PPP de Cidade Inteligente justamente agora, quando Criciúma foi reconhecida como a quarta cidade mais inteligente do Sul do Brasil. Esse resultado reflete que estamos no caminho certo e mostra que a cidade já se posiciona, de fato, como uma referência em inovação e qualidade de vida”, comentou.
Fonte: Engeplus
Comentários