top of page

ALEGRE, VARGEM ALTA E AFONSO CLÁUDIO NO ESPÍRITO SANTO, PODEM SER AS PRÓXIMAS A IMPLANTAR O PROGRAMA CIDADES INTELIGENTES

ree

Após a oficialização de Venda Nova do Imigrante como a primeira Cidade Inteligente do Espírito Santo, o governo estadual já trabalha na expansão do Programa ES Inteligente para os municípios com projetos aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE‑ES). Alegre, Vargem Alta e Afonso Cláudio estão com o aval técnico e aguardam lançamento de editais de licitação nos próximos meses.


“A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público. Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa. Tenho certeza que os gestores municipais, vendo essas cidades funcionando também vão buscar aderir ao programa”, disse o governador Renato Casagrande durante a assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) para Venda Nova do Imigrante, nesta quarta (16). 


Coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), o Programa ES Inteligente propõe uma gestão pública baseada na integração de tecnologia, infraestrutura moderna, conectividade e sustentabilidade. O modelo vai além da infraestrutura básica, contemplando geração de energia renovável, videomonitoramento, internet gratuita e plataformas digitais de interação cidadão-governo.


“Até então, temos 27 municípios que estão nas fases iniciais, avançando com o projeto das Cidades Inteligentes no Programa ES Inteligente. A expectativa é atender todos os municípios do Estado, e a gente tem conexões para isso”, explicou o presidente do Bandes, Marcelo Saintive, durante a coletiva de lançamento.


Com os projetos já com aval do TCE‑ES, Alegre, Vargem Alta e Afonso Cláudio serão as próximas cidades. A expectativa é que o lançamento dos editais impulsione a transformação urbana nesses municípios, com foco em tecnologia, eficiência, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários


bottom of page