top of page

WORKSHOP ABCIP-ABRADEE REÚNE MAIS DE 120 PESSOAS EM BH


Uma parceria entre as distribuidoras de energia e concessionárias de iluminação pública para intercâmbio sistematizado de informações deve aprimorar os processos de medição e faturamento da energia consumida nos sistemas de iluminação pública municipais. Essa foi a proposta feita pela ABCIP no Workshop sobre medição e faturamento de energia elétrica em sistemas de iluminação pública realizado durante o SENDI – Seminário Nacional de Energia Elétrica, no EXPOMINAS, em Belo Horizonte, MG, reunindo mais de 120 pessoas,


Participaram do painel de abertura do evento mediado por Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP, Marcos Madureira presidente da ABRADEE, Sandoval Feitos, diretor geral da ANEEL e Felipe Fulgêncio, membro do Comitê de Telegestão da ABCIP e CEO da M2M Tecnologia. 


“Queríamos mostrar às distribuidoras de energia que, além de organizar o cadastro da rede de iluminação pública nas cidades, as concessionárias de IP estão se movimentando para apresentar soluções tecnológicas para medir o faturamento do consumo de energia nos sistemas”, explica Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP. “Isso é importante para dar maior transparência na prestação dos serviços prestados tantos pelas concessionárias de energia quanto pelas de iluminação pública aos municípios brasileiros”.


Apresentada por Felipe Fulgêncio da Cunha Melo, em nome do Comitê de Telegestão da ABCIP, a proposta de criação de uma API (interface digital de programas que concentram informações técnicas sobre as redes de IP) entre as distribuidoras de energia e concessionárias de serviços de iluminação pública foi bem recebida por Marcos Madureira, presidente da ABRADEE, e por Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL.


“O próximo passo é a formalização de um grupo de trabalho para construirmos conjuntamente com a Abradee uma solução que deverá ser útil para as concessionárias, poder público e para a população brasileira”, informou Felipe Fulgêncio.


O workshop também discutiu os impactos regulatórios na relação entre municípios e distribuidoras de energia com a participação de Carlos Alberto Calixto Mattar (ANEEL), Denis Weiss Nairessi (EXATI) e Darlan Gonçalves (CEMIG). Do painel sinergia entre as concessionárias de distribuição e de iluminação participaram Marco Antônio Santos Filho (UNIDESK), Luciano Rosito, líder do comitê de Telegestão e Marcelo Menegatto (BHIP), diretor de Tecnologia da ABCIP, e Aline Pimenta Martins (CEMIG). No encerramento do Workshop, Pedro Iacovino fez uma análise crítica do 1º Censo de Iluminação Pública no Brasil – Base 2023, publicado pela ABCIP a partir da base de dados da ANEEL, composta por informações prestadas pelas distribuidoras de energia,

Commentaires


bottom of page