Tecnologia empregada em PPP de iluminação pública em Minas Gerais chama atenção
Representantes dos governos da África do Sul, de Mato Grosso e da cidade de Divinópolis, além de estudante de doutorado, conheceram serviço com telemonitoramento que reduziu em 86,6% a taxa de falhas
Os bons índices obtidos na manutenção do sistema de iluminação pública em Ribeirão das Neves (MG) já servem de inspiração para estudantes, governos de outros estados e até países. O uso de tecnologia de ponta permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando, agilizando o trabalho de manutenção. O resultado é que, desde o início da operação do IP Minas em dezembro de 2019, a taxa de falha baixou de 15,30% para 2,05% em novembro de 2020, o que significa melhoria de 86,6% na qualidade do serviço prestado.
O trabalho realizado pelo IP Minas, que tem contrato na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, está chamando atenção também de estudantes. No dia 22 de dezembro, a doutoranda Thais Nassaif visitou a concessionária. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ela atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Thais conta que o interesse sobre PPPs surgiu a partir da participação em um projeto de pesquisa anterior ao doutorado que identificou a difusão desse instrumento na RMBH. Para a realização do seu estudo, está promovendo uma série de entrevistas com agentes do poder público de diversos municípios da região. Uma delas foi com o Secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, que falou do trabalho realizado na iluminação pública da cidade.
Durante a visita ao IP Minas, Thais foi acompanhada pelo gerente Jolimar Costalonga Grancer, que apresentou o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, assim como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão. "Ficamos muito gratos pela visita. Mais uma vez Ribeirão das Neves está servindo de referência em participação pública-privada, com o IP Minas despontando na área de iluminação pública", salienta Jolimar, que também apresentou ações sociais realizadas, como formação de mão de obra local e a doação de recicláveis para a Coomarin.
Em 17 de dezembro, representantes do município de Divinópolis (MG) conheceram o trabalho realizado pelo IP Minas. A comitiva foi composta pelos servidores da equipe de Transição do Prefeito eleito: Gustavo Mendes Martins, Rodrigo Assis, Leonardo Capanema e Izaias Mezencio da Silva. Eles foram acompanhados pelo Secretário Tulio Raposo.
Já em novembro, a secretária-adjunta Rafaela Damiani, da Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso, também visitou o IP Minas. Ela também foi acompanhada por Tulio Raposo. E, em outubro, o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, conheceu as instalações do IP Minas e as tecnologias usadas. A comitiva oficial enviada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa percorreu vários estados brasileiros para prospecção de intercâmbios econômico, cultural e acadêmico.
O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, tem contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves desde novembro de 2019. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.
Parque e praças ganham nova iluminação
Além do trabalho de manutenção e modernização da iluminação púbica nas ruas de Ribeirão das Neves, parques e praças também são contemplados. Neste fim de 2020, seis áreas foram modernizadas pelo IP Minas com instalação de 198 postes e 538 luminárias novos. As obras foram realizadas após levantamento de campo e estudos luminotécnicos e elétricos, conforme cada caso específico.
Foram concluídas as obras de iluminação do novo acesso de Ribeirão das Neves – Via Eduardo Brandão, do Parque Ecológico Ribeirão das Neves – Savassi, da Praça Nossa Senhora das Neves – Centro, da Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Justinópolis, da Praça José Irineu – Veneza e da Praça Trevo de Neves – Saída Jardim Colonial/BR-040.
Comments