![](https://static.wixstatic.com/media/9d5550_dead94dd0d95470bb6b7d9dd2a525ef4~mv2.png/v1/fill/w_630,h_420,al_c,q_85,enc_auto/9d5550_dead94dd0d95470bb6b7d9dd2a525ef4~mv2.png)
Ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, no Gabinete da Prefeita Carina Nath, a assinatura do contrato da Parceira Público-Privada (PPP) da nova iluminação de Sapiranga. O documento estabelece a concessão administrativa para execução das obras e prestação dos serviços relativos a modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção de infraestrutura da rede municipal de iluminação pública. Assinaram o contrato a prefeita Carina, o secretário Municipal de Obras Públicas, Valdionei da Conceição, o secretário Municipal de Planejamento, Maurício Regla, o diretor operacional da PPP em Sapiranga, Matheus Cordeiro, e o coordenador de parcerias do BRDE, Matheus Camboim. O momento contou ainda com a presença dos técnicos envolvidos com o projeto e da procuradora-geral do Município, Mirian Monteiro.
A assinatura do contrato é mais uma etapa de um processo de quase dois anos e que passou por diversas fases, marcando o início da execução do projeto já formalizado na Bolsa de Valores B3 (São Paulo) no mês de setembro. Na ocasião, a vencedora do leilão foi o Consórcio IP Sapiranga, um conjunto de quatro empresas que farão a gestão do parque luminotécnico. O próximo passo é a identificação das unidades de energia e as trocas dos pontos de luz. A expectativa é de que todo o parque luminotécnico da cidade seja substituído ainda nos primeiros cem dias de 2025.
Conforme a prefeita Carina Nath, esse é um momento histórico que representa a inovação ao setor público. “Estamos mostrando que Sapiranga está vivendo um momento diferente e que ainda irá evoluir muito mais. Logo todas as lâmpadas da nossa cidade serão substituídas por LED, garantindo eficiência, economia e sustentabilidade, seguindo o modelo de grandes cidades e sendo pioneiros na região a possuir um sistema de iluminação pública com telegestão”, explicou.
Essa iniciativa que prevê uma iluminação de qualidade para todos, conta com o comprometimento dos segmentos envolvidos, mostrando que a parceria entre os setores público e privado pode resultar em grandes avanços para as cidades. “Vamos conseguir trazer um ótimo serviço para Sapiranga e iremos atender a cidade da melhor maneira possível, trazendo toda expertise de nosso corpo técnico para fazer um trabalho muito bem feito para a população de Sapiranga”, comentou o diretor operacional da PPP, Matheus Cordeiro.
Essa concessão investe na modernização do sistema de iluminação pública do município e chega a R$ 127 milhões, com a substituição de mais de 11 mil pontos de luz atuais por tecnologia LED. O período de concessão é de 24 anos, mas o concessionário deve realizar a troca de todas as luminárias atuais por tecnologia LED nos primeiros seis meses. Com estruturação liderada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a PPP contemplará também o atendimento de uma demanda reprimida de 1.163 pontos de luz, incluindo a iluminação dos 8 km da RS-239 que cruza a cidade.
Todo o sistema terá telegestão em 100% dos pontos de iluminação, o que garante maior agilidade na sua manutenção. O contrato estabelece também a instalação de outras 128 novas luminárias a cada ano para suprir a expansão habitacional, assim como a implantação de iluminação de destaque em 16 bens culturais de Sapiranga.
O consórcio vencedor é formado pelas empresas Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano Ltda., Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura Ltda., STE Serviços Técnicos de Engenharia S.A., Henerge Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. e Expresso Charqueadas Transportes Ltda.
Principais vantagens para Sapiranga
Mais de 105 milhões de kWh de economia de energia, equivalente ao consumo médio de 2,3 mil residências por 24 anos;
Redução na emissão de 4,5 mil toneladas CO2 ou 31 mil árvores – área equivalente a dez campos de futebol;
Ampliação do serviço e atendimento à demanda reprimida;
Aumento da segurança no período noturno;
Gestão através de indicadores de desempenho e atendimento às normas técnicas;
Investimento em novas tecnologias e serviços;
Substituição de 11.163 pontos por tecnologia LED;
Expansão anual: 128 pontos;
Demanda reprimida: 1.163 pontos, incluindo iluminação ao longo dos 8km da RS-239;
Telegestão remota integral - em todas as luminárias, das vias V1 a V4;
16 bens de destaque - iluminação especial.
Fonte: Prefeitura de Sapiranga/RS
Comments