top of page

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR: PARCERIA PÚBLICO PRIVADA PREVÊ A MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Atualizado: 25 de set. de 2023


Um projeto de modernização da iluminação pública de São José dos Pinhais, realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura com o Governo Federal e a CAIXA Econômica, foi divulgado na manhã desta segunda-feira (28), na Central de Treinamento do Paço Municipal. No evento, foi apresentada a metodologia de estruturação do projeto para a concessão dos serviços que visam a ampliação e manutenção do sistema de iluminação, trazendo melhorias significativas à população.


O desenvolvimento deste projeto surge como resultado da busca por investimentos e recursos para São José dos Pinhais. O município se inscreveu no chamamento público promovido pelo Governo Federal e foi selecionado para participar do programa de concessões e parcerias, alcançando a 6ª posição entre as cidades participantes.


O projeto prevê a substituição das atuais lâmpadas por LED, oferecendo uma série de benefícios para a sociedade. Entre eles, destaca-se a redução da criminalidade e acidentes de trânsito, o estímulo à circulação noturna de pessoas para o lazer, comércio e turismo, além da valorização do patrimônio histórico e cultural.


Para ser a consultora parceira para composição dos estudos de viabilidade do projeto e modelagem dos cadernos licitatórios, a CAIXA selecionou o Consórcio Houer, que apresentará as etapas da estruturação, permitindo a compreensão do caminho a ser percorrido até a licitação da PPP.


No evento, a prefeita Nina Singer destacou a importância da união de esforços entre todos os entes públicos e a equipe formada para conduzir o projeto.


“Ninguém faz nada sozinho. Essa parceria é uma união de esforços e este projeto trará economia e segurança para a cidade, além de torná-la mais bonita e bem iluminada. Tenho confiança de que isso será um diferencial significativo para o município”.


Nina enfatizou a credibilidade e transparência em todo o processo de desenvolvimento deste projeto. Acrescentou ainda que com a PPP será possível economizar recursos que poderão ser investidos em outras políticas públicas de alta qualidade. “Quero expressar minha gratidão a todos que farão parte deste processo. Juntos, faremos a diferença na qualidade de vida dos mais de trezentos e vinte mil habitantes da nossa cidade”.


Representando o Governo Federal, André Arantes Luciano ressaltou que essa é uma abordagem inovadora na prestação de serviços públicos essenciais. “Estamos promovendo uma forma diferente de oferecer um serviço de qualidade à cidadania, por meio de investidores privados que assumem a gestão e manutenção do parque municipal”, disse.


Segundo o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, o trabalho pela busca por investimentos e recursos para a cidade teve início no começo desta gestão, e destacou que durante uma das idas à Brasília, teve a oportunidade de conhecer essa ferramenta de investimento.


“Nossa parceria com o Governo Federal e seu fundo de apoio às parcerias nos deu essa oportunidade única. O fundo está fortemente investindo nos municípios, auxiliando na estruturação de projetos sólidos. Tivemos total apoio e comprometimento da prefeita Nina para seguir em frente com essa ideia, preparando nossa cidade para a o futuro”, afirmou o secretário.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page