top of page

ENBPAR VAI INVESTIR MAIS DE R$ 151 MILHÕES NA TROCA DE LUMINÁRIAS CONVENCIONAIS POR LED

Em julho, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, fará a quarta chamada pública para os municípios apresentarem projetos para substituição de luminárias convencionais do parque de iluminação pública por de tecnologia LED.

 

O investimento a fundo perdido disponibilizado pela ENBPar, por meio do Procel Reluz, será da ordem de R$ 151 milhões, informa Alexandre Reis, gerente do Procel. “Estimamos contemplar projetos inscritos individualmente por municípios ou por meio de consórcios intermunicipais nas cinco regiões do país”. O Reluz não contempla projetos de expansão de rede de IP por ser um programa de eficientização de energia e só repassa recursos diretamente para os municípios e consórcios.

 

A novidade é que agora os municípios que já concederam os serviços de iluminação pública para a iniciativa privada vão poder se candidatar ao recurso do Reluz Procel para atender parte do parque não coberta pelo contrato de concessão. “A exigência é que o recurso seja usado para pagar as luminárias LED com o selo Procel, com índice A de eficiência e cinco anos de garantia pelo fabricante”. São 73 marcas de luminárias e mais de três mil modelos certificados pelo Inmetro com o selo Procel. O programa inclui o pagamento de acessórios necessários para fixar as luminárias (braço, relé e cinta de ferro) e a contratação de uma empresa especializada para fazer o acompanhamento da substituição das luminárias, incluindo medição e verificação.


A chamada vai ficar aberta durante três meses e nossa estimativa é que sejam contemplados entre 150 e 200 projetos. "Temos como desafio divulgar esta chamada pública para todo o Brasil, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, onde historicamente o número de projetos aprovados são menores. Enquanto isso, a providência que o município pode tomar é pedir à concessionária de energia elétrica para atualizar o cadastro da rede de iluminação pública”, aconselha Alexandre Reis.

 

 

Comments


bottom of page