top of page

PREFEITURA E LUZ DE CAXIAS DO SUL ASSINAM CONTRATO DA PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A Prefeitura de Caxias do Sul e o Consórcio Luz de Caxias do Sul SA assinaram nesta terça-feira (31/10) a parceria público-privada (PPP) para a gestão do parque de iluminação pública (IP) do município. Vale ressaltar, a primeira PPP da cidade. O contrato prevê a implantação de lâmpadas em led nos cerca de 50 mil pontos do município e a manutenção do sistema por 24 anos.

O Consórcio Luz de Caxias do Sul SA é formado pela Enel X integra, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, em conjunto com a empresa Selt Engenharia.


A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do responsável pela Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, o responsável pela Luz de Caxias, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, dos secretários municipais de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, e de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Norberto Soletti, além de outras autoridade. Esta é a primeira PPP realizada em Caxias do Sul e o nono projeto de PPP de Iluminação Pública que a Enel X vai operar no Brasil.


O secretário Matheus Neres da Rocha, primeiro a falar, disse: “que satisfação, não, prefeito?”. Agradecendo aos representantes da Enel X e Luz de Caxias, argumentou: “Hoje chegamos a uma etapa muito importante de todo esse processo, que irá durar 24 anos. Tivemos dois anos trabalhando muito forte na estruturação de um projeto tecnicamente adequado, que respeitasse as singularidades do município e agora iniciamos a fase de execução. Mas, justamente agora, é o momento, talvez, que nós tenhamos que redobrar nossos esforços, porque é justamente agora que esses serviços serão diretamente prestados à população de Caxias do Sul”.


O secretário Soletti, da pasta a qual a iluminação pública da cidade está vinculada, decretou: “É um dia histórico. A partir deste momento, se vira uma página aqui em Caxias do Sul. O antes e o depois. O que temos aí hoje e o que vai ser no nosso futuro”. O titular da Smosp fez questão de ressaltar que o prefeito e atual administração têm quebrado paradigmas e deixará alguns legados. “E quem vai ganhar com isso é nossa comunidade. É o nosso Município. Vão ser os cidadãos que mais vão sentir o efeito. Não vai ter comparação entre o antes e o depois”, falou Soletti, citando o ganho não só no serviço de iluminação pública como um todo, mas também no aumento de segurança.


Adiló Didomenico argumentou que, da forma firme e transparente que foi desenvolvido o projeto da primeira PPP de Caxias do Sul, o processo até foi rápido. “Desde o nosso plano de governo, tínhamos como meta melhorar e tornar eficiente o sistema de iluminação”, disse o prefeito. O chefe do executivo seguiu: “Não tenho dúvida que, aliado ao sistema de videomonitoramento, a iluminação em LED, vai mudar muito a realidade e a qualidade de vida dos caxienses. Isto é um diferencial importante para a cidade. É um passo histórico mesmo”, disse o prefeito.

O responsável pela Luz de Caxias contou que Enel X já vinha acompanhando o projeto da PPP da iluminação desde o seu início e que Caxias do Sul estava no visor de negócios do grupo antes disso. “Desde 2018, quando não tínhamos ingressado no Brasil ainda e estávamos mapeando, vendo como se entraria com toda a expertise que temos hoje”, contou. E prosseguiu Souza: “Hoje damos um passo super importante, mais um passo. A gente já vem trabalhando junto ao município. Sabemos que demorou um pouco nos trâmites, mas vamos compensar isso. Ao longo do contrato teremos muitas novidades, muita expertise e tecnologia”. O responsável da Luz de Caxias anunciou: “A gente entra oficialmente no dia 01 de dezembro, antecipando a expectativa dos 120 dias (após a assinatura do contrato)”, arrancando aplausos. Souza diz que ao longo de novembro irão ocorrer várias interações (entre as partes envolvidas), serão apresentados planos, discutidas modernizações. Ele também renovou a intenção de que as contratações das equipes que vão operar o projeto em Caxias do Sul serão locais.


O responsável pela Enel X Brasil, quis, antes de tudo, contar um pouco sobre o grupo. “Dizer quem está chegando a Caxias, quem está entrando na casa de vocês”, falou Francisco Scroffa, dando algumas pinceladas a respeito do grupo que é uma das maiores companhias de energia do mundo e a maior companhia do mundo em geração renovável eólica e solar. O executivo lembrou que o grupo gosta de construir relações e brincou: “Temos 24 anos de casamento, então eu vou estar aqui com vocês até os meus 73 anos. Gostamos muito de projetos de longo prazo, onde começamos com nossa missão de iluminação, depois podemos trazer outras tecnologias, ajudar a trazer modernidade para a cidade, eficiência, economia. Isso é um pouco a nossa missão”.


O prefeito Adiló finalizou: “Um projeto que vem para ter um resultado muito bom. Daqui a 24 anos estarei com 95, mas se puxar a minha bisavó, nós vamos estar aí vendo a renovação desse contrato”, falou retribuindo a bem-humorada brincadeira de Scroffa.

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Caxias do Sul prevê que mais de 50 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia LED, mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns. A PPP prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no município ao longo do contrato. A expectativa é de que cerca de 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos.


O consórcio Luz de Caxias do Sul também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia do parque de IP em cerca de 54% na comparação com os padrões atuais. Também está prevista a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município, além de praças e avenidas.


Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Fotos: Daniela Xu

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page