A Prefeitura de Uberaba investiu mais de R$47,2 milhões em obras de iluminação pública com a modernização e instalação de quase 20 mil pontos de luz em LED com telegestão, entre 2021 e 2024. Uberaba conta hoje com 54 mil pontos de luz sendo monitorados em tempo real para garantir eficiência total ao parque luminotécnico instalado. Nestes quatro anos, foram executadas cerca de 257 obras em 19.894 pontos de iluminação pública das zonas urbana e rural. O objetivo foi modernizar o sistema, por meio da troca de tecnologia obsoleta pelas lâmpadas LED, e fazer novas instalações em locais que não possuíam iluminação, resultando em melhorias em toda a cidade.
Somente este ano já foram executadas cerca de 90 obras, totalizando mais de 2.184 pontos de luz, com um investimento de R$14 milhões. Esse trabalho é executado pelo Concip Uberaba, por meio da Parceria Público-Privada (PPP), e supervisionado pela equipe do Departamento de Iluminação Pública e Telegestão, ligado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).
Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública e Telegestão, Leandro Eduardo de Oliveira, “o foco é na segurança pública e na eficiência energética, como também no bem-estar da população. Entre os pontos importantes citados pelo diretor são a entrada da cidade pela BR-050, que era um problema recorrente de iluminação precária, com vandalismo e sem manutenção pela concessionária. “A Prefeitura assumiu a modernização e hoje temos uma entrada melhor iluminada. “São muitas obras executadas e outras 57 obras em andamento ou em fase de planejamento com o objetivo de entregar o melhor para a população”, completou o diretor.
Fonte: Prefeitura de Uberaba
Comments