top of page

PREFEITURA DE ITATIBA LANÇA INÉDITA PARCERIA PÚBLICO PRIVADA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Atualizado: 30 de nov. de 2023


Crédito foto: Renato Jr. PMI


Ilumina Itatiba trocará 16 mil lâmpadas por LED no período a partir de março de 2023 e terá tecnologia como aliada no conceito de Cidade Inteligente

26/10/2022 às 17h10


A Prefeitura de Itatiba lançou no início da noite de ontem, terça-feira (25/10), o Ilumina Itatiba, nome dado à inédita parceria público privada (PPP) da iluminação pública. A novidade, encabeçada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem a perspectiva de realizar a troca das lâmpadas de 16 mil postes no período previsto de um ano - a partir de março de 2023. As novas lâmpadas serão LED, o que proporcionará mais claridade, segurança e economia.

Após a apresentação dos detalhes do Ilumina Itatiba, realizada no auditório do Centro de Formação Idésio Masieiro, os presentes foram convidados a conferir o trecho demonstrativo desta troca de lâmpadas, já realizada na avenida Barão de Itapema - entre o Largo do Rosário e o trevo da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.

Além disso, há o conceito de Cidade Inteligente também incluso na PPP, já que os chamados “braços” dos postes serão de responsabilidade do consórcio gestor e possibilitam agregar serviços de tecnologia, além do sistema de aviso para lâmpadas queimadas, por exemplo, possibilitando rápida troca.


“Esta é também uma data histórica para a cidade de Itatiba, pois Itatiba é uma das pioneiras entre as cidades de mesmo porte na região a conseguir viabilizar uma PPP. Lançamos esta parceria público privada (PPP) e projeto piloto na Barão de Itapema. A iluminação está muito clara, e, assim como neste trecho, a partir do ano que vem vai trazer muito mais segurança para a população, mais conforto, economia de energia e, consequentemente, sustentabilidade”, celebrou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, acrescentando que não haverá aumento na conta de luz da população, que ainda destacou “Sem contra o avanço de tecnologia que essa PPP permite, porque os braços dos postes poderão receber 5G, por exemplo. Itatiba entra na era da inovação tecnológica com esta PPP da iluminação!”.

Até março de 2023, o gerenciamento e manutenção da iluminação pública das vias continuará a cargo da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que seguirá, posteriormente, apenas como a distribuidora de energia elétrica.


Benefícios da tecnologia agregada

Nesta modalidade especial de concessão pública que forma a PPP, é possível contar com a iniciativa privada para melhorar o serviço à população. As vias com mais iluminação resultam em melhora na vida do motorista, benefício ao pedestre, além de valorizar o espaço público e ajudar na manutenção da segurança pública.

A tecnologia apresentada permite personalizar os braços de iluminação de acordo com cada trecho da cidade, seja pela altura e até pela intensidade da luz, agora seguindo normas técnicas padrão e variando conforme a necessidade – mais luz em trechos com trânsito intenso, maior movimentação popular e até com respeito à fauna, com ajuste de luz onde houver presença de animais silvestres.


A grande vantagem desta PPP é agregar tecnologia. “Com o advento da 5G e outras tecnologias, poderão ser agregadas ao município. É um sistema de Cidade Inteligente que estamos trazendo, mudando o patamar. Além da importância de deixar uma cidade com mais iluminação e segurança, agregaremos a tecnologia, transformando nossa cidade em uma referência na região”, ressaltou o secretário Adilson Franco Penteado, de Obras e Serviços Públicos.


Troca sustentável

O consórcio vencedor da PPP de Iluminação Pública deu início nesta semana ao serviço de georreferenciamento dos pontos existentes no perímetro do município, feito por drone. “Assim que assumir a iluminação pública da cidade, o consórcio fará o cadastro de todos os pontos de luz. Será feita a classificação e, em seguida, o processo de modernização para LED, a partir de março de 2023. A ideia é concluir até março de 2024”, comentou Renan Rawlyk Lopes, diretor operacional da Engeluz, uma das empresas do consórcio, presente na apresentação.

Além disso, o Ilumina Itatiba traz à prática o conceito de eficiência energética. As novas lâmpadas LED, além de iluminar mais, vão gerar economia estimada em 54% na conta que hoje a Prefeitura paga pela iluminação pública. A economia poderá ser usada para gerar mais luz, atendendo às demandas e cobrindo os chamados “pontos cegos”, com a ampliação de cerca de 550 postes - além de 144 novos postes a cada ano, em uma projeção de crescimento da cidade.

“O principal ganho é a economia da energia consumida que, consequentemente, traz uma economia financeira também. Com o consumo reduzido - já que a tecnologia de LED precisa de menos energia para gerar a mesma quantidade de lux [intensidade luminosa] -, são atingidas metas de sustentabilidade porque há uma redução de CO² emitido na atmosfera quando se gera esta energia”, salientou Wagner Teles Mancini, gerente comercial da Comerc Eficiência, também do consórcio da PPP da iluminação pública.

Consórcio

Para a modernização, gestão, expansão e manutenção do sistema de iluminação pública itatibense, o investimento municipal é de R$ 65,4 milhões - a serem pagos ao longo de 20 anos. Ilumina Itatiba também é nome do consórcio vencedor da licitação da PPP, formado pelas empresas NewWay (Comerc Energia) e Engelux, experientes no setor.

A licitação que resultou na PPP envolveu vasto estudo técnico para ser viabilizada, trabalho minucioso e criterioso tendo à frente a Thais Constantino, do Setor de Licitações da Prefeitura de Itatiba, e que teve aprovação do Conselho Gestor de PPP, formado por todos os secretários municipais.

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page