Desde o arremate do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Caxias do Sul em maio deste ano, a administração municipal e a Enel X, representante do vencedor, o Consórcio Luz em Caxias, têm mantido contato no encaminhamento dos primeiros passos da concessão. No entanto, nesta quarta-feira (09/08), a prefeita em exercício, Paula Ioris, o chefe de negócios para governos da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, e outros integrantes do poder público e da empresa tiveram um primeiro encontro formal. “Acreditamos importante essa maior aproximação de equipes”, disse Souza.
A Enel X está presente em 20 países, possui mais de 9,5 milhões de pontos de iluminação pública no portfólio e, no Brasil, tem oito PPPs (contando com Caxias), sendo quatro já em operação, como Angra dos Reis e Cataguases. “Mas é o primeiro contrato no Sul, então queremos que seja uma referência”, explicou Souza. Com a apresentação da linha de negócios e de serviços, marcados por tecnologia e soluções para cidades inteligentes, o grupo identificou vários pontos que podem ter sinergia com projetos da Prefeitura de Caxias do Sul em andamento, como o Plano de Mobilidade e a Central de Monitoramento.
No momento, o trabalho da administração municipal e da concessionária está nos trâmites para a assinatura do contrato, que tem um prazo de 60 dias (prorrogáveis por mais 60) a partir da homologação, ocorrida em maio. A Enel X já solicitou a prorrogação para a assinatura para uma formatação mais detalhada do documento. Em contrapartida, o chefe de negócios da empresa acenou com a antecipação da apresentação e aprovação do plano de operação, o que não causaria nenhum atraso no cronograma preliminar necessário da concessão.
Fonte - Prefeitura de Caxias do Sul/RS
Foto - Daniela XU
Comments