Foto: Hully Paiva/SMCS
Dois parques da região Sul da cidade estão recebendo novos sistemas de iluminação em LED de última geração. A Prefeitura de Curitiba está reforçando os equipamentos luminotécnicos no Parque do Semeador, no Sítio Cercado, e preparando a iluminação no Parque Campo de Santana, que será o 46º da cidade e está em fase final de implantação, com previsão de entrega para junho.
As melhorias são coordenadas pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas. O secretário Rodrigo Araújo Rodrigues destaca que as melhorias nas duas áreas de preservação integram as ações do município para modernizar o sistema de iluminação da cidade.
“Assegurar iluminação de qualidade nos parques do Sul de Curitiba reafirma o comprometimento do município em levar a modernização para áreas mais afastadas do Centro, demonstrando a visão inclusiva e o entendimento da importância de promover bem-estar e qualidade de vida para todos os cidadãos”, diz Rodrigues.
Parque do Semeador
O Parque do Semeador, que no ano passado passou por ampla revitalização, incluindo ampliação da iluminação, voltou a ser contemplado. As melhorias foram direcionadas à quadra de grama sintética para futebol e à quadra poliesportiva, que agora contam com iluminação mais clara e eficiente, proporcionando maior conforto visual e segurança. É um incentivo para os moradores praticarem atividades atividades esportivas também à noite.
As intervenções no Parque Semeador incluíram a realocação de dez postes, com o reaproveitamento das luminárias LED em outros pontos do local. Além disso, foram instalados seis postes com oito projetores cada no campo de futebol, quatro postes com três projetores para iluminação do campo sintético e quatro postes com dois projetores para na quadra poliesportiva.
Inaugurado em 1990, o Parque do Semeador foi concebido como uma unidade de conservação para conter as águas das chuvas, prevenindo enchentes na região, além de servir como espaço de lazer e bem-estar. Localizado na Rua Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, 920, entre a Rua Jussara e a Rua XV de Novembro, o parque tem desempenhado um papel importante na vida dos moradores locais.
Parque Campo do Santana
No Parque Campo de Santana, que deverá ser entregue em junho, estão sendo instalados 16 postes circulares de concreto e 64 luminárias LED para iluminação geral da área. Já nas quadras, canchas e no campo foram instalados dez postes com cruzeta e projetores LED.
Com cerca de 66 mil metros quadrados de extensão, o novo parque que está sendo implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e terá acesso pela Rua Alda Bassetti Bertholdi, no cruzamento com a Emanoel Ernesto Bertoldi, atrás do Centro Municipal de Educação Infantil Hermes Macedo.
A nova área de preservação e lazer oferecerá canchas de futebol e vôlei, quadra poliesportiva, kit ginástica, parquinhos acessíveis, estares e um paraciclo. Além disso, está prevista a revitalização de uma área de lazer existente.
A implantação e preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, fazem parte do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.
De acordo com o diretor do departamento de iluminação pública, Tony Malheiros, “a iluminação adequada dos parques é fundamental para a segurança e a qualidade de vida da população, valorizando os espaços de lazer em áreas distantes do centro da cidade,”
PPP
A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A, empresa vencedora da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela Prefeitura.
Fonte: CGN
Comments