top of page

O QUE SÃO OS NOVOS SEMÁFOROS 'INTELIGENTES' QUE COMEÇAM A SER INSTALADOS EM SP



Os mais atentos já devem ter percebido: vários cruzamentos da capital paulista têm recebido uma placa com a frase "semáforo em modernização", posicionada juntamente ao equipamento de sinalização do trânsito.

Conforme apuração de UOL Carros, essa placa já aparece em vias como a Avenida Pompeia, na Zona Oeste da cidade. Mas do que se trata, e qual exatamente é essa modernização? Trata-se da renovação da rede semafórica do município, que, nos últimos anos, tem sofrido com "apagões" devido a quebras e furtos de cabos elétricos para abastecer o mercado ilegal de cobre.

A referida modernização está a cargo da concessionária Ilumina SP e envolve a troca dos semáforos convencionais atualmente em operação por exemplares do tipo "inteligente" e também a substituição de exemplares defeituosos por novos. Desde o ano passado, a Ilumina SP está responsável pela manutenção e pela revitalização dos semáforos da capital. A concessionária assinou no dia 31 de agosto de 2022 contrato de concessão com 17 anos de duração para realizar esses serviços, agregados à PPP (parceria público-privada) da Iluminação Pública, que já estava sob responsabilidade da Ilumina SP. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o contrato relativo aos semáforos terá um custo de R$ 1,12 bilhão no período de 60 meses. O contrato é gerenciado pela SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), com participação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Semáforos inteligentes? A modernização dos semáforos tem como objetivo melhorar a gestão do trânsito e a respectiva fluidez. Conforme nota da SP Regula, os novos equipamentos serão conectados a uma central de controle da CET e poderão ser gerenciados remotamente.

A ideia é de que os semáforos coordenem o fluxo conforme o tráfego de cada via, de forma a reduzir a incidência de congestionamentos. De acordo com a agência reguladora, a expectativa é de que o novo sistema seja implantado em toda a zona do rodízio municipal. Nossa reportagem procurou a prefeitura em busca de mais detalhes técnicos sobre o funcionamento dos novos semáforos e aguarda retorno Fonte: UOL Carros - Alessandro Reis

14 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page