top of page

NOVE MIL LÂMPADAS FORAM SUBSTITUIDAS EM SEIS MESES DE PPP DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE MARINGÁ/PR

Prestes a completar seis meses de execução, a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública em Maringá foi responsável pela substituição de 9.156 lâmpadas por luminárias de LED. O número, atualizado até essa quarta-feira (11), foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SeInfra), a pedido do Maringá Post, nessa quinta-feira (12).


O contrato da PPP foi assinado no dia 29 de abril, com a concessionária assumindo os serviços oficialmente em 25 de junho. Licitada na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, em outubro de 2023, a Parceria foi arrematada pelo Consórcio Luz de Maringá, encabeçado pela Enel, empresa do segmento de energia que presta serviços em cidades de São Paulo – incluindo a capital paulista, Rio de Janeiro e Ceará. No Paraná, a Enel também lidera o consórcio da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública implantada em Ponta Grossa, em 2023.


Em Maringá, a concessionária ficará responsável pela gestão dos serviços de iluminação pública pelos próximos 13 anos, com contrato se encerrando em 2037. Para isso, receberá do município R$ 9,8 milhões por ano, pouco menos da metade do que a Prefeitura estava disposta a investir quando abriu o edital. De acordo com estudos elaborados pelo município, a economia anual na conta de luz pode chegar a R$ 30 milhões.


O contrato prevê substituição de até 55 mil lâmpadas por luminárias de led, em 750 pontos da cidade. A empresa tem até dezembro de 2025 para realizar toda a substituição. Em entrevista ao Maringá Post, a secretária municipal de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, detalhou o andamento dos serviços.


Segundo ela, grande parte das principais avenidas de Maringá já tiveram a substituição feita de forma integral. Ainda conforme a secretária, o cronograma é trabalhado em fases e não por região da cidade. “A economia a gente pode medir na durabilidade do material. Uma lâmpada de sódio tem uma vida útil de 3 anos, em média, precisando ser trocada após esse período. Já um led tem durabilidade de até 7 anos. Isso é benéfico para o meio ambiente, pois nos reduz a emissão de poluentes e também nos dá uma economia nas contas públicas, pois o led também consome menos energia. Podemos falar aqui também de segurança olhando para algumas regiões estratégicas, onde a iluminação está sendo bem melhor, isso traz uma sensação de segurança maior ao cidadão. Podemos citar, como exemplo, a avenida Morangueira, sentido ao posto G10. Ali era uma região que tínhamos muitos acidentes e a iluminação já foi trocada. Com a maior luminosidade, percebemos a redução de acidentes naquela região”, completou.



Fonte: Maringá Post

Foto: Rafael Macri - Prefeitura de Maringá

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page