NEWS ABCIP - EDIÇÃO 03

ABCIP no 1º Fórum Brasileiro de Iluminação Pública Inteligente

O presidente da ABCIP, Pedro Vicente Iacovino, participou do 1º Fórum Brasileiro de Iluminação Pública Inteligente: Acesso ao Crédito para Projetos de Iluminação Pública”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 9 de março. Além do apoio da ABCIP, o evento contou com parceria da ABILUX - Associação Brasileira da Indústria de Iluminação e SINDILUX - Sindicato Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação do Estado São Paulo.

Novos associados

Nos meses de março e abril, a ABCIP conquistou mais três associados. São eles: SmartGreen, Telensa e Tecnowatt Iluminação.

A SmartGreen desenvolve soluções adequadas para a real necessidade das cidades e empresas e há alguns anos vem atuando como uma integradora de automação, criando soluções através de softwares e redes de conectividade. No Brasil, é pioneira no desenvolvimento de soluções integradas para o gerenciamento de ambientes inteligentes. Emprega as mais modernas ferramentas de gestão, sustentabilidade e conectividade, além de integrar serviços e gerenciar ativos remotos.

A Telensa, representada no Brasil pela Novakoasin, maior fornecedor mundial em Telegestão de Iluminação pública com mais de 2 milhões de luminárias conectadas em 400 cidades, atua em três grandes áreas: telegestão para iluminação pública, transporte e energia.

E a Tecnowatt Iluminação tem mais de50 anos de mercado e ocupa posição de destaque no segmento de iluminação e controle fotoelétrico. Situada em Contagem, Minas Gerais, numa moderna sede, a empresa se orienta pela constante inovação dos processos gerenciais e produtivos, embasados pelas necessidades do mercado e também pelas constantes atualizações tecnológicas. Sua atuação internacional foi consolidada pela Simon Holding, que é um dos mais sólidos grupos mundiais.

Fórum de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes

A ABCIP foi uma das apoiadoras do “Fórum de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes – O reencontro do setor e os cenários do mercado e da indústria até 2025”, realizado nos dias 13 e 14 de abril no formato online. Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP, participou do debate sobre o ‘Panorama para o setor de iluminação pública no Brasil’.

Foram mais 16 lideranças confirmadas entre prefeitos, investidores, fornecedores e estruturadores e reguladores que tornaram o debate sobre o setor e o que foi aprendido com os erros e acertos da primeira geração de projetos de IP até 2020.

O evento também foi uma oportunidade para responder as principais dúvidas sobre o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na IP e qual a sua importância para a construção e o crescimento de um promissor mercado para a iluminação pública e as cidades inteligentes no Brasil.

Comitê de Telegestão

O Comitê de Telegestão continua os trabalhos para a elaboração do Manual de Boas Práticas. Um dos temas que está em análise é o da taxa de eficiência de conectividade, que ainda requer mais discussão do grupo para definição. O tema pode ser uma das exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Destaque na imprensa

Neste período, a ABCIP teve uma importante repercussão na imprensa especializada. O presidente da Associação concedeu uma entrevista para a revista Prefeitos&Gestões, publicada em duas páginas.

Além desse resultado, a ABCIP foi destaque nos portais Click Paraná, Rede Gazeta de Comunicação (Espírito Santo), blog Viver Direito e Jornal do Oeste, com a publicação do artigo “A importância das receitas acessórias para o desenvolvimento do setor de iluminação pública”.

Sobre a ABCIP

Representar, estimular e viabilizar as demandas das concessionárias de iluminação pública são os principais objetivos da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), nascida em 2017 como uma entidade de direito privado.

Por meio de um fórum permanente, a Associação acompanha e discute projetos desenvolvidos no mercado de iluminação pública, aprofundando temas relativos ao setor, além de defender os interesses dos associados junto às instâncias públicas.

Entre os associados estão as empresas concessionárias dos serviços de IP, integradores de sistemas digitais, fabricantes de equipamentos e luminárias, consultores jurídicos, escritórios de projetos de engenharia e de viabilidade econômico-financeira, atuantes no setor.

A ABCIP News é uma publicação trimestral direcionada aos associados da entidade e não reflete necessariamente a opinião da associação e /ou dos associados.

Rua Padre João Manoel, 923 – 8º andar Cerqueira César – 01411-001 – São Paulo

Email: contato@associacaoabcip.com.br