top of page

LICITAÇÃO PÚBLICA DE OLINDA VAI À B3 à B3





A Prefeitura de Olinda divulgou, na tarde de ontem (10), um edital de convocação para a sessão pública que deve debater a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública no município. O encontro acontecerá no dia 7 de julho e terá início às 16h, na sede da B3, a bolsa de valores brasileira, em São Paulo. As empresas interessadas deverão realizar as entregas das propostas no dia 27 de junho, no mesmo local, entre 9h e 12h. O contrato tem duração de 13 anos e prevê investimentos de cerca de R$ 31 milhões pelo parceiro privado.

A orla de Olinda conta com iluminação em LED desde dezembro de 2022. “Foi um teste que nós fizemos”, disse o prefeito da cidade, Professor Lupércio (SD), à reportagem do Diario de Pernambuco. A gestão informou que o projeto atual prevê a implantação de mais de 26 mil lâmpadas de LED no município.


A parceria também contará com a instalação de iluminação especial em locais históricos e culturais, como a Biblioteca Pública de Olinda, a Igreja da Misericórdia e a Catedral da Sé, além da implantação de um centro de controle operacional para observação em tempo real do parque de iluminação pública da cidade.


"Vamos poder trocar todo o parque de iluminação e isso é um ganho muito importante, principalmente no que diz respeito à segurança da nossa população. A lâmpada de LED tem maior luminosidade, o que possibilita que as pessoas possam circular pelas ruas até mais tarde e ocupar espaço públicos, como praças. E a gente já vê isso na própria orla, que teve toda a sua iluminação substituída por LED, um teste que a gestão fez para ver se essa modernização traria tantos benefícios como a gente esperava. Foi muito positivo, e agora vamos ampliar para toda cidade", avaliou o gestor.


As parcerias público-privadas são modalidades especiais de concessão na qual a administração pública contrata uma empresa para prestação de um serviço público. De acordo com a Prefeitura de Olinda, a ‘PPP da Iluminação Pública’ vai permitir o aprimoramento na qualidade dos serviços prestados à população. “Tornando a cidade mais acolhedora e moderna, com uma iluminação especial em monumentos e áreas de lazer”, explicou a administração municipal.

O projeto foi desenvolvido com assessoria especializada da Caixa e apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation e Global Infrastructure Facility, vinculados ao grupo Banco Mundial.


Fonte: Diário de Pernambuco - Taína Milena

5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page