A Prefeitura de Timon assumiu a missão de promover melhorias significativas na infraestrutura da cidade, com um projeto ambicioso de modernização da iluminação pública. Mais de 22 mil pontos de iluminação devem ser renovados com uma tecnologia mais sustentável e eficiente, trazendo benefícios para toda a população. Este projeto inovador será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
O projeto já passou por diversas fases, incluindo a elaboração de estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos.e a revisão dos estudos. Ainda virão a consulta pública, audiência pública, e, finalmente, o leilão na Bolsa de Valores para a escolha da concessionária que realizará a modernização da iluminação pública da cidade.
Já foi publicado no Diário Oficial do Município de Timon a data da Audiência Pública que será no dia 22 de setembro deste ano, às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores de Timon de forma presencial com transmissão online, para apresentação do Projeto. Já a Consulta Pública ocorrerá no período de 06/09 a 09/10/2023.
A intenção é modernizar integralmente o sistema existente e realizar investimentos sustentáveis. As melhorias não implicarão em aumento da contribuição de iluminação pública (COSIP) paga pelos cidadãos em suas contas de energia. Isso significa que os timonenses receberão uma iluminação pública de maior qualidade sem custos adicionais.
Para viabilizar esse projeto, a Prefeitura de Timon contou com a assessoria técnica da CAIXA e o apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), em coordenação com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Além disso, os estudos contaram com o suporte técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, ligados ao Grupo Banco Mundial.
Estima-se um investimento de cerca de 30 milhões de reais para a modernização dos mais de 22 mil pontos de iluminação pública da cidade. Isso não apenas melhorará a qualidade de vida da população, mas também reduzirá os impactos ambientais, tornando a cidade mais segura e dinâmica, promovendo o uso frequente de espaços públicos durante a noite.
Além disso, o projeto incluirá a implantação de iluminação especial em oito dos principais pontos turísticos e monumentos históricos da cidade, valorizando ainda mais o patrimônio cultural local. Praças, parques e calçadões também serão beneficiados, contribuindo para a revitalização dessas áreas de convívio e lazer.
Este é mais um passo para a cidade se tornar uma referência em turismo e qualidade de vida, impulsionando sua economia e preserva seu patrimônio histórico e cultural.
Fonte: Prefeitura de Timon
Comments