top of page

ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE CANOAS ESTÁ EM DEBATE

Atualizado: 30 de nov. de 2023


População pode buscar informações sobre concessão de serviços


A iluminação pública será na modalidade de concessão administrativa, conforme a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), neste modelo o município permanece responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada, as melhorias realizadas, após o término da concessão de 24 anos, permanecerão para a cidade.


Com a PPP, a Prefeitura espera modernizar e expandir a rede de iluminação pública. A partir da concessão está prevista a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED, com promessa de economia de 45% no consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública.


Defeitos

Em ruas dos bairros Estância Velha, Marechal Rondon e São José foram identificados postes de energia elétrica com lâmpadas acessas durante o dia. “Desde a semana passada algumas lâmpadas da rua estão ligadas 24 horas. É um desperdício de dinheiro público, um consumo desnecessário. Espero que arrume esse problema na minha rua e nos outros pontos espalhados por Canoas”, reclama moradora da Rua Latino Coelho, Sandra Mara Alegre Oliveira.


Em uma parada de ônibus, na Avenida Farroupilha, a pensionista, Nair Rodrigues Cardoso, 71 anos, se queixa sobre a pouca iluminação das atuais lâmpadas utilizadas de vapor de mercúrio. “ São muito fracas, não iluminam bem à noite, o que gera uma sensação de insegurança para quem precisa usar o transporte, isso, quando não está totalmente apagada ou queimada a lâmpada”, conclui Nair.


Reunião e consulta pública

A Parceria Público-Privada da Iluminação Pública (PPP IP), foi estruturada e modelada com o BNDES. Na terça-feira (6), a diretora de Parcerias Público -Privadas e líder do projeto, Larissa Junckes foi ao Rio de Janeiro para uma reunião com representantes do BNDES.


Afim de esclarecer e tirar dúvidas da população, a Prefeitura abriu de uma consulta pública que trata sobre o projeto de Parceria Público-Privada do Serviço de Iluminação Pública. A audiência ficará disponível até o dia 9 de setembro e, através dele, as pessoas poderão contribuir com sugestões, críticas e demais considerações referentes ao projeto. A consulta está disponível no site da Prefeitura (www.canoas.rs.gov.br/ppp-ip/).


Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública.


8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page