top of page

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO INCENTIVA OS MUNICÍPIOS A MODERNIZAREM SEUS PARQUES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Atualizado: 22 de set. de 2023




O Brasil tem hoje 111 municípios que modernizaram ou estão modernizando seus parques de iluminação pública por meio da parceria com a iniciativa privada. Ao mesmo tempo, outras 828 cidades têm projetos de PPP em andamento para universalizar a iluminação de qualidade. Esse foi o panorama das PPPs de iluminação pública apresentado por Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP – Associação Brasileira de Concessionárias de Iluminação Pública no Fórum de Iluminação Pública e Eficiência Energética no Palácio Guanabara, na sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no qual participaram prefeitos fluminenses, representantes de empresas privadas, profissionais do setor e autoridades públicas.


“O Estado do Rio de Janeiro não é só a capital e a região metropolitana”, disse o governador Cláudio Castro na abertura do Fórum. “Por isso começamos um processo para dar aos municípios condições para investirem em infraestrutura, entre elas, em iluminação pública e eficiência energética, iniciando por este fórum”.


Hugo Leal, secretário de Energia e Economia do Mar (SEENMAR), garantiu que a missão do governo “é fazer com que os recursos de cidade inteligente cheguem ao interior do Estado, para levar melhor qualidade de vida para os fluminenses”. Para Felipe Peixoto, subsecretário da SEENMAR, “se a modernização dos parques de iluminação pública está dando certo aqui no Estado, ela será bem-sucedida em qualquer lugar do Brasil”.


No seu primeiro dia, o Fórum discutiu as perspectivas do mercado de concessões de Iluminação Pública, além de temas do âmbito da tecnologia, conectividade e impactos sociais de cidades inteligentes. E apresentou aos municípios alternativas modernas e seus benefícios (econômicos, sustentáveis e de segurança) para o desenvolvimento dos parques de iluminação pública.


A experiência de modernização dos parques de iluminação pública por meio de PPP foi apresentada por representantes das concessionárias dos municípios do Rio, Angra dos Reis, São João do Meriti, Barra do Piraí, Miguel Pereira e Vassouras. Também trataram do tema representantes do BNDES e CAIXA, além de profissionais do setor de novas tecnologias para iluminação pública e transição para cidade inteligente.









53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page