O projeto contou com cinco etapas, sendo a primeira delas a definição de uma área de demonstração de cidades inteligentes, como teste das soluções. O segundo passo incluiu a capacitação de cinquenta gestores públicos do município de Campina Grande em ações relacionadas à temática. Em seguida, ocorreram a implementação da área definitiva para recebimento das soluções tecnológicas com foco em segurança pública, a produção de relatórios estatísticos e a realização de visitas guiadas.
“Os sistemas estão melhorando não só a questão da mobilidade urbana, mas sobretudo dando garantia de melhor segurança para a população de Campina Grande, trazendo resultados objetivos”, avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Os relatórios preliminares de acompanhamento sugerem que o projeto tenha contribuído para o aumento no número de pedidos de imagens das câmeras de segurança entre 2021 e 2022, além de melhoria nos indicadores de monitoramento para registro de ocorrências apreensões de arma de fogo, furtos e crimes contra a mulher. Os dados conclusivos serão divulgados em 60 dias.
“Acima de tudo melhoramos a eficiência na segurança viária. O projeto vem a somar uma expertise que já tínhamos. Mas pudemos ampliar esse raio de atuação na cidade. Temos um verdadeiro cinturão eletrônico, beneficiando diretamente o comércio. Registramos fluxo garantido nas principais vias ao centro da cidade e diminuição de origem e destino na rota do trabalhador que usa o transporte coletivo, porque pudemos abrir corredores seguros na cidade”, explicou o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior. Os dados também foram destacados pela analista de produtividade e inovação da ABDI, Vandete Mendonça, como forma de qualificar a experiência e levá-la a outras cidades, “principalmente porque os resultados são muito interessantes, tanto nas áreas de mobilidade quanto segurança pública”.
Além da apresentação da infraestrutura tecnológica e operacional do projeto, a visita técnica da Sudene também contou com a exposição de relatórios do plano de trabalho, acompanhada por representantes das prefeituras dos municípios paraibanos de Guarabira, Rio Tinto, Sapé e Monteiro. Pela Sudene, também participaram o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas, Danilo Campelo, e a assistente técnica Paula Aragão.
Fonte: Gov.br - Agnelo Câmara
Comentarios