top of page

ES INTELIGENTE: PROGRAMA DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS É CASE DE SUCESSO EM SÃO PAULO

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, participa do evento


As primeiras modelagens de Parcerias Público-Privadas promovidas pelo Programa ES Inteligente no Espírito Santo tornarão os serviços públicos mais eficazes, com melhora da segurança e da conectividade da população, além de mais sustentáveis, com a geração de energia limpa. Hoje com a adesão de 24 municípios, ou 30% das cidades capixabas, o ES Inteligente é uma experiência bem-sucedida que será apresentada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no II Fórum Nacional de Iluminação Urbana, Qualidade de Vida e Segurança Pública, nesta quinta-feira (09), em São Paulo.


O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, participa do painel sobre o apoio dos Governos Estaduais a projetos nos municípios. Ele trará como destaque o sucesso da implantação de cidades inteligentes no Espírito Santo. No Estado, o banco capixaba é legalmente o estruturador de Parcerias Público-Privadas e executa o programa que promete destravar parcerias para tornar as cidades mais inteligentes. A iniciativa já é considerada um sucesso, pois pode vir a atender, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, cerca de 40% da população capixaba. "Com projetos avançados em Venda Nova do Imigrante, Alegre e Afonso Cláudio, o combo de Cidade Inteligente promete impulsionar o desenvolvimento regional, com investimentos previstos de mais de R$ 300 milhões em todo o Estado. Até 2025, nossa meta é alcançar 50% dos municípios capixabas, gerando empregos, promovendo tecnologia e sustentabilidade, sem comprometer as finanças municipais", frisou Kneip.


O encontro é promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX) e da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana (ABRASI), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento reunirá prefeitos, secretários municipais, investidores, gestores públicos e privados, consultores e profissionais do setor em uma programação completa de pitches para discutir temas relativos à qualidade de vida e à segurança pública nos municípios brasileiros.


Além do Bandes, o painel contará também com contribuições de representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) e da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, mediado pelo Presidente da ABILUX, Roberto Saheli.


Conheça o ES Inteligente

O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e município. O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.


Informações sobre o ES Inteligente:

Texto: Thaíssa Lannes

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page