top of page

EM MANAUS/AM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM LED ALCANÇA100% DA CAPITAL


Em Manaus, a iluminação pública sustentável é uma realidade. O LED já está presente em todas as ruas e avenidas da cidade e em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, a capital amazonense alcançou a marca de 100% LED, com mais de 155 mil pontos modernizados. A nova iluminação, além de proporcionar maior segurança nas vias, garante mais qualidade na luminosidade.


Os serviços de manutenção e modernização da iluminação pública são realizados pela empresa Manaus Luz, sob a fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia). Trezentos e vinte sete espaços de esporte e lazer como praças, campos e quadras localizados em vários pontos da cidade estão com a iluminação modernizada.


O prefeito David Almeida destacou que Manaus é uma das primeiras capitais do País a ter 100% da iluminação pública em LED. “Além da redução no consumo de energia e dos benefícios sustentáveis dessa nova tecnologia, a iluminação LED produz mais luminosidade que o sistema anterior. Isso significa mais segurança para a população, que não enfrenta mais os riscos de uma rua sem iluminação adequada”.


Pontos de LED modernizados

Manaus já conta com mais de 155 mil pontos de LED modernizados. Becos, paradas de ônibus, viadutos, cemitérios, praças, quadras e campos de lazer, além da zona rural, que foi incluída nos projetos da concessão da iluminação pública. Na zona rural, mais de 38 localidades foram atendidas e o número de luminárias de LED já ultrapassa a marca de 1,5 mil.


A Prefeitura de Manaus não tem medido esforços para garantir o pleno funcionamento do Parque de Iluminação Pública em todos os bairros e zonas da cidade. Os cemitérios receberam 606 pontos de iluminação. Paradas de ônibus e viadutos foram contemplados com 231 luminárias.


Acionamento remoto

O sistema de Telegestão, que permite a identificação de luminárias apagadas e também promove o acionamento e o desligamento remoto das lâmpadas de LED, também foi outra importante iniciativa implementada em 1.000 dias e já encontra-se implantado em 50% dos pontos de iluminação pública da cidade.


“Essa ferramenta garante rapidez, celeridade e eficiência na identificação e solução dos problemas de iluminação pública. Isso nos possibilita fazer a manutenção necessária em um espaço de tempo mais curto”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.


A iluminação de destaque, a qual consiste na modernização e adequação da iluminação dos monumentos históricos, também foi uma demanda contemplada pela atual gestão, a exemplo dos serviços realizados no Relógio Municipal, Praça São Sebastião, Ponte Benjamin Constant, Paço da Liberdade e Coreto da Praça D. Pedro II.


“Hoje, temos uma cidade com maior qualidade de iluminação pública. Um serviço que nessa administração não ficou restrito às áreas nobres. O LED está de fato em toda a cidade, inclusive, nas de expansão, acompanhando o crescimento vegetativo da nossa capital; está nas comunidades mais afastadas, e todo esse trabalho tem contribuído, e muito, com a qualidade de vida da população, que agora pode fazer o uso dos espaços de esporte e lazer, por exemplo, durante à noite”, acrescenta o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.


Fonte: Prefeitura de Manaus - Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page