O principal desafio das distribuidoras é ter uma base de iluminação pública atualizada, compatível com a base disponibilizada pelas prefeituras
Na manhã de 24 de maio, representantes de empresas concessionárias dos serviços de iluminação pública, consultores e fornecedores de produtos e de serviços para o setor formaram a plateia da palestra sobre os Desafios da Eletropaulo na Gestão da Iluminação Pública, ministrada por Márcio Leal, gerente do setor de Clientes Públicos da Eletropaulo, a convite do presidente da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública, Eduardo Gurevich.
Responsável pela distribuição de energia para a Capital de São Paulo (que tem 600 mil lâmpadas na iluminação pública) e mais 23 municípios do Estado de São Paulo, a Eletropaulo atende mais de 18 milhões de pessoas. Segundo Leal, a iluminação pública é responsável pelo maior faturamento da Eletropaulo, que tem receita operacional bruta de R$ 21,7 bilhões (2016).
Em sua apresentação, Márcio Leal disse que para uma gestão da iluminação pública “prefeituras e distribuidoras devem estabelecer como ponto de partida uma base atualizada e georreferenciada”. Para evitar conflitos, “um cadastro inicial sólido é requisito fundamental para iniciar ações estruturantes de expansão ou eficientização de iluminação pública”. Além disso, Leal considera a boa comunicação um fator de sucesso nas relações em distribuidoras e prefeituras: “Faz-se necessário que o município, além de manter a base de iluminação pública atualizada, solicite com antecedência a sua expansão e formalize toda alteração na rede, fornecendo dados georreferenciados”. Do lado das distribuidoras, o dever é manter a base de iluminação pública atualizada e compatível com a base fornecida pela prefeitura.
Ao fim de sua apresentação Márcio Leal esclareceu dúvidas dos executivos de empresas do setor e dos consultores presentes.
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