top of page

DESTAQUE NACIONAL: PALHOÇA É REFERÊNCIA EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A iluminação pública de Palhoça tem ganhado destaque nos últimos anos. Com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos e o conforto visual nas vias públicas, praças e demais espaços urbanos, é realizada a manutenção regular das luminárias e instalados novos pontos de iluminação em locais estratégicos da cidade, de acordo com a demanda da população e critérios técnicos.


Hoje, a cidade catarinense é uma das primeiras do país a contar com iluminação 100% LED e com sistema de telegestão, graças ao trabalho desenvolvido e executado pela Concessionária QLuz, via Parceria Público-Privada (PPP), com a Prefeitura Municipal de Palhoça.


Durante o processo de modernização do parque de iluminação pública de Palhoça, foram trocadas todas as antigas luminárias por luminárias em LED, muito mais eficientes e econômicas. Com essa substituição foram modernizados mais de 28 mil pontos, apresentando ao município uma economia média mensal de 63% na fatura de energia elétrica do sistema.


Em Palhoça, a QLuz construiu um Centro de Controle Operacional, no qual a estrutura é composta por uma central de gerenciamento de dados, operada por colaboradores, que atuam de maneira direta e indireta com intuito de detectar falhas de forma remota e resolvê-las de forma mais ágil e eficaz. Tais melhorias fazem parte dos investimentos que vêm sendo realizados desde 2020, ano em que a Concessionária QLuz, assumiu a gestão do parque de iluminação pública.


As melhorias em iluminação pública em Palhoça não param. Estão sendo realizadas diversas obras na cidade, como: a instalação de postes de aço e luminárias em LED na Avenida Terra Bela, no Bela Vista; e a instalação de 25 postes de aço e 25 luminárias em LED na Avenida das Torres, na etapa Pagani.


Outras obras já entregues também merecem destaque, como por exemplo: a ampliação da iluminação da Orla da Praia na Ponta do Papagaio com instalação de nove postes de aço, 18 projetores LED, 09 luminárias em LED, além da ampliação da iluminação da Orla da Praia do Sonho e da orla da Praia de Cima.


Espaços para as famílias socializarem, como praças e parques públicos, a QLuz também está presente. Destaque para a instalação da iluminação para a praça e quadras do Bairro Frei Damião e ampliação da iluminação do Parque da Barra, na Barra do Aririú.


Fonte: NSC Total



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page