top of page

CONSÓRCIO APRESENTA ESTUDO SOBRE A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM SANTA MARIA/RS

Atualizado: 29 de nov. de 2023





Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do consórcio Houer Consultoria e Viana Castro Advogados estiveram em Santa Maria, no início desta semana, para tratar da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, que vai substituir 27 mil pontos de luz por lâmpadas de LED. Foram realizadas duas reuniões com o grupo de trabalho da Prefeitura, sendo a primeira técnica e a segunda estratégica. O consórcio apresentou os diagnósticos da inspeção realizada no final de fevereiro, a qual avaliou as condições de 315 pontos viários.

O relatório trouxe dados sobre a classificação das vias, os tipos de postes e posteação utilizados, distância entre postes, altura das luminárias, tecnologia utilizada etc. Foi constatado que 13% da iluminação pública local, considerando vias para veículos, pedestres e ciclovias, está de acordo com a norma brasileira, que estabelece os requisitos para iluminação de vias públicas. Conforme a empresa mineira, a adequação total às normas vai trazer maior qualidade da iluminação pública, atrelada à sensação de segurança.

"Apresentamos o diagnóstico de iluminação do município e todo o potencial de melhoria. Ou seja, qual é a qualidade de iluminação que o Município vai ter depois de modernizado. Santa Maria está num cenário muito parecido com o brasileiro e a adequação vai trazer benefícios a toda a sociedade. Importante mostrar qual o status hoje e já vislumbrar o status futuro", explicou o diretor executivo da Houer, Gustavo Palhares.

A próxima etapa está prevista para maio, quando será apresentado o diagnóstico jurídico e quais os cenários que a prefeitura pode escolher. Com a PPP, espera-se uma economia de cerca de R$ 53 milhões, caso o contrato dure 20 anos, nos cofres públicos. No mesmo período, seriam economizados mais de 118 milhões de KWh e 13,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) reduzidas.

"Como nos foi apresentado, são muitas as vantagens decorrentes dessa mudança. Falamos de atração de investimentos, geração de empregos, inovação, redução da criminalidade e a geração de receitas acessórias. Claro que a questão ambiental é muito importante e estamos ligados neste assunto e vamos causar uma redução efetiva na emissão de CO2", disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Fonte: Jornal das Cidades

Foto: Site BRDE


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page