COMEÇA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA ILUMINA SAPIRANGA/RS
- contato03191
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

Nesta semana, o Programa Ilumina Sapiranga avançou para uma nova etapa. Milhares de pontos de iluminação na cidade já estão sendo substituídos por novas lâmpadas em LED, mais eficientes e econômicas. Essa fase inicia após quase dois meses de trabalho para conserto e adequações das lâmpadas já existes – vapor de sódio – nas ruas do município. As novas lâmpadas em LED também trazem o diferencial do sistema de telegestão: a central de operações do consórcio IP Sapiranga vai receber em tempo real o aviso de alguma anomalia de funcionamento, o que agiliza os reparos.
No início da noite de terça-feira, 24, a prefeita Carina Nath, acompanhada de técnicos da IP Sapiranga, demais autoridades e as equipes das Secretarias de Planejamento e Obras que estão envolvidos no programa. “Falando com alguns moradores, o pessoal vem feliz nos dizer ‘a noite agora parece dia aqui na rua’. E a finalidade desse projeto é essa, o bem-estar e a segurança das pessoas. Uma cidade iluminada é uma cidade mais segura, mais funcional e que também é mais valorizada”, destacou a prefeita. “Em alguns meses, teremos todas as nossas ruas assim, marcando uma nova etapa no crescimento do município. E estamos aqui, vendo o Ilumina Sapiranga tomar forma, por causa da PPP”, complementou.
O Programa Ilumina Sapiranga é uma Parceria Público Privada (PPP) com um consórcio empresarial da IP Sapiranga Concessionária de Iluminação Pública S.A, que vai gerir a iluminação pública por 24 anos. Com estruturação liderada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a PPP também contempla o atendimento de uma demanda reprimida de mais de 1.100 pontos de luz, incluindo a iluminação dos 8 km da ERS-239 que cruza a cidade. As atividades operacionais iniciaram no mês de abril, através dos reparos necessários e adequações. Dessa forma, agora em junho, foi possível iniciar a fase das substituições dos quase 12 mil pontos de iluminação já existentes, trazendo o diferencial da telegestão. “Aquele dispositivo azul, que fica em cima da luminária, ele atua como um um controlador. Então, depois da cidade estar 100% modernizada, as pessoas não vão mais precisar abrir protocolos. Quando der qualquer falha na luminária, um protocolo automático será aberto no nosso sistema e a gente vai resolver dentro do período de até 48 horas”, comenta o diretor operacional da IP Sapiranga, Matheus Cordeiro.
A iniciativa de gestão de iluminação pública através de uma PPP segue o modelo já implementado com sucesso em cidades gaúchas como Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria. O contrato ainda prevê a instalação de outras 128 novas luminárias a cada ano para suprir a expansão habitacional, assim como a implantação de iluminação de destaque em bens culturais de Sapiranga, entre eles prédios públicos, museus, Parque do Imigrante e praças centrais. Os locais que ainda possuem luminárias de vapor de sódio ou que possuem o Led antigo terão a substituição gradativa nos próximos seis meses.
Fonte: Prefeitura de Sapiranga
Yorumlar