top of page

CDS LITORAL SUL/BA, RECEBE NESSA SEMANA EVENTO DE ATUALIZAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROJETO DE PARCERIA PÚBLICO PRIVADA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Na próxima quinta-feira (18), ocorrerá na sede do Consórcio CDS Litoral Sul um encontro para apresentação do andamento do projeto de estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública.  Este projeto, iniciado em dezembro de 2023, visa aprimorar significativamente o parque de iluminação pública dos 7 municípios que aderiam ao projeto: Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Maraú e Ubaitaba.


O evento contará com a presença de Prefeitos, Secretários e da equipe de projeto dos municípios envolvidos, além da presença de representantes do Consórcio, da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e das Consultorias contratadas para estruturação do projeto.


Dentre os tópicos que serão discutidos, destaca-se principalmente as percepções iniciais da CAIXA e da Consultoria quanto aos estudos de diagnóstico que estão sendo realizados nessa primeira etapa do projeto. Essa fase de diagnóstico, que abrange critérios de cunho técnico, fiscal e jurídico dos municípios, é essencial para suportar e garantir a qualidade do projeto e sua aderência a realidade dos municípios da região.


A PPP de Iluminação Pública representa um passo importante na busca contínua das administrações municipais por melhorias significativas na qualidade de vida dos mais de 460 mil habitantes que serão diretamente impactados pelo projeto.


O projeto abrange a modernização de 100% dos pontos de iluminação por luminárias de tecnologia LED, incluindo o controle remoto das luminárias (telegestão), a iluminação de bens de valor histórico e cultural dos municípios e a implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) integrado, além da melhoria na gestão e desempenho do serviço, trazendo uma série de benefícios diretos e indiretos para a administração pública e para a população.


O projeto está sendo estruturado pelo Consórcio CDS Litoral Sul com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP/CAIXA). Além disso, a estruturação também conta com o assessoramento da CAIXA e coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SEPPI).


Principais Benefícios do projeto:

Eficiência Energética: O projeto visa a substituição de lâmpadas antigas por tecnologias mais eficientes, como luminárias LED, resultando em redução significativa no consumo de energia. Isso não apenas contribuirá para a sustentabilidade ambiental, mas também trará economias substanciais nos custos de operação e manutenção de cada município.


Segurança Pública: A iluminação adequada é essencial para a segurança dos cidadãos. Com a modernização do parque de iluminação pública, áreas anteriormente mal iluminadas serão transformadas em espaços mais seguros, promovendo uma sensação de tranquilidade para todos os moradores.


Valorização do Espaço Urbano: Ruas, praças e áreas públicas bem iluminadas tendem a atrair mais atividades sociais e comerciais. O projeto de PPP visa a valorização do espaço urbano, tornando os municípios contemplados mais atraentes para moradores, visitantes e investidores.


Manutenção e Monitoramento: A PPP também incluirá serviços de manutenção preventiva e corretiva, garantindo que o parque de iluminação esteja sempre operacional. Além disso, novas tecnologias de monitoramento e novos sistemas de abertura de chamados pelos cidadãos permitirão a identificação rápida de problemas, agilizando as respostas e minimizando os períodos de escuridão nas vias públicas.


Fonte: Consórcio CDS Litoral Sul/BA




13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page