top of page

CANOAS/RS - PUBLICADO EDITAL DE CONCORRÊNCIA PARA A PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Atualizado: 29 de nov. de 2023



Foto: Alisson Noura


Na manhã desta terça-feira (4), a Prefeitura de Canoas publicou o edital de Concorrência Pública da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública. A expectativa é de que todos os mais de 30 mil pontos de iluminação da cidade estejam modernizados até julho de 2024.


O projeto promoverá a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de Iluminação Pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. O projeto vem atraindo os maiores players, nacionais e internacionais, do setor de iluminação pública, conforme foi observado no evento de Road Show, realizado no BNDES, no Rio de Janeiro.


Todo o processo licitatório será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, ampliando, assim, a transparência e a visibilidade do processo. Os envelopes das empresas interessadas serão recebidos pela Prefeitura no dia 5 de maio, e o leilão ocorrerá no dia 16 do mesmo mês, ambos na B3, em São Paulo.


“Estamos apresentando um projeto inovador, diferenciado e de alta qualidade, que irá transformar a iluminação pública de Canoas, trazendo mais segurança, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população. Daqui para frente, toda a sociedade canoense vai viver em uma cidade bem iluminada, com luminárias de LED em todas as ruas, avenidas e vias”, explica o prefeito Jairo Jorge.


Centro de Controle e Operação

Uma das inovações da PPP de Iluminação Pública de Canoas será o sistema de telegestão em 100% dos pontos de iluminação pública, possibilitando o monitoramento de todos os pontos da cidade através de um Centro de Controle e Operação (CCO). A ferramenta possibilitará maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas queimadas, por exemplo.


Entre os resultados previstos, a curto e longo prazo, estão:

– Redução de mais de 60% nos gastos do município com iluminação pública; – Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação – CCO; – Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão; – Diminuição dos níveis de criminalidade na cidade; – Ampliação da segurança nos espaços públicos; – Redução do impacto ambiental; – Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.


Sobre a PPP de Iluminação Pública

A PPP-IP será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços de iluminação pública – o Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para a cidade, como um legado de tecnologia e inovação aos canoenses.

O projeto conta com a parceria do governo federal, através da Casa Civil, SPPI e do BNDES, que apoiou a equipe da Prefeitura na estruturação juntamente com os consultores. O contrato com a empresa vencedora terá duração de 24 anos, com o pagamento sendo realizado conforme o desempenho dos serviços prestados e o alcance de todas as metas contratuais.


Fonte: Jornal Prefeitura de Canoas

27 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page