top of page

CAMPINAS/SP ATINGE MARCA DE 10 MIL NOVAS LUMINÁRIAS PÚBLICAS COM LUZ DE LED


Uma solenidade na Prefeitura de Campinas marcou a entrega simbólica de 10 mil novas luminárias do sistema de iluminação pública do município na tarde desta quarta-feira, 20 de dezembro. A troca das atuais luminárias de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED (diodo emissor de luz) é objeto do contrato com o consórcio Conecta, que venceu o leilão da parceria público-privada (PPP) para assumir o parque de iluminação pública da cidade.


Durante a cerimônia, no arruamento do Paço, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, falou sobre os benefícios da troca das luminárias para a cidade. “É um avanço no ponto de vista ambiental e na qualidade de vida. Melhora a visibilidade, a segurança e economiza na conta de energia elétrica do município. O Conecta está cumprindo o cronograma e, logo, logo a cidade estará com toda a iluminação nova”, afirmou o prefeito.


Para o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a entrega é um momento especial porque representa o ponto de partida para um aumento da eficiência da iluminação. “Essas 10 mil luminárias que já chegaram representam um ganho muito grande de eficiência na economia e na iluminação, que é cinco vezes mais potente em relação às de vapor de sódio”, explicou o secretário.


A instalação das novas luminárias, que são caixas de aço blindadas com as placas LED no interior, começou pelo Bairro Botafogo e, agora, está sendo realizada na região central e também nos corredores do BRT. A escolha da área central como ponto inicial foi pelo grande uso coletivo da população que circula pelos bairros do Centro e pelo consequente objetivo de aumentar a segurança, explicou Paulella.


Pelo contrato com a concessionária da PPP, 130 mil pontos terão as luminárias substituídas pelas de LED, no prazo de dois anos, atingindo todos os bairros da cidade até outubro de 2025. Durante a entrega simbólica que marcou a instalação das 10 mil primeiras luminárias novas, havia mil unidades no caminhão para representar a entrega.


As novas luminárias de LED geram uma economia de 70% no consumo de energia e têm um poder de luminosidade cinco vezes maior em relação às lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio. Além das trocas da iluminação das ruas, o consórcio já iniciou a substituição das luzes de 80 praças, entre elas a Praça Carlos Gomes, localizada na rua Irmã Serafina, no Centro, e também em cartões-postais da cidade, como a Academia Campinense de Letras, na rua Marechal Deodoro, que recebeu iluminação decorativa.


Também participaram da solenidade desta quarta-feira, o gerente do consórcio Conecta, Valdir Korchak; os secretários municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e da Chefia de Gabinete do Prefeito, Aderval Fernandes Júnior; o vereador Higor Diego, além da rainha e das princesas da Festa do Figo de Valinhos, Milena, Tainá e Tayane, respectivamente, que estavam em visita ao Paço Municipal de Campinas para divulgar o evento da cidade vizinha.


Consórcio

A nova gestão da iluminação pública de Campinas com o consórcio Conecta teve início em março deste ano e terá duração de treze anos. O consórcio é formado pelas empresas High Trend Brasil Serviços e Participações Ltda; Green Luce Soluções Energéticas S.A.; Proteres Participações S.A.; e Severo Vilares Projetos e Construções.


Conforme contrato, a previsão de investimento, pelo concessionário, é de cerca de R$ 172 milhões. O valor da contraprestação mensal máxima, do município ao parceiro privado, é de R$ 1,5 milhão.


Fonte: Olhar de Campinas

246 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page