top of page

CAIXA LANÇA LINHA DE CRÉDITO VERDE PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS

Financiamento será destinado a projetos sustentáveis, com foco na eficiência energética, fontes de energia limpa, renováveis e no reaproveitamento e redução do consumo de água


A Caixa Econômica Federal lançou a linha de crédito FINISA Verde, destinada ao financiamento de projetos com foco na eficiência energética, utilização de fontes de energia limpa ou renováveis e no reaproveitamento e redução do consumo de água. Estados e municípios já podem apresentar os pedidos de financiamento nas agências ou unidades de filial da Rede de Governo do banco.


O FINISA Verde oferece condições especiais, inclusive com benefícios para os entes públicos que possuem o Selo CAIXA Gestão Sustentável, outra iniciativa que busca reconhecer os municípios que apresentam boas práticas de ESG na gestão pública local. A linha de crédito poderá ser utilizada, por exemplo, para o financiamento de painéis solares e lâmpadas de LED para iluminação pública.


“O lançamento do FINISA Verde é um importante acréscimo ao nosso portfólio. A nova linha de crédito reforça o comprometimento da Caixa com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a proteção do meio ambiente”, explica Marcelo Bomfim, vice-presidente de Governo da Caixa.


Em 2023, a Caixa celebrou 592 contratos de crédito com os estados e municípios, com volume de negócios no valor de R$ 15,8 bilhões. A linha traz uma nova possibilidade de financiamento, fortalecendo o papel da Caixa como o principal parceiro do setor público e signatária da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) .


Selo CAIXA Gestão Sustentável:

O selo é um reconhecimento criado pela Caixa para municípios que demonstram boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. A avaliação é feita com base em 21 indicadores, classificados sob quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático.


Caso o município atenda aos critérios exigidos, o proponente recebe o certificado Selo CAIXA Gestão Sustentável no nível alcançado.


Saiba mais no site da CAIXA.Por: Caixa Econômica Federal 



60 visualizações0 comentário
bottom of page