top of page

CÂMARAS DEBATEM PPP DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO CENTRO-SUL


Parceria Público-Privada prevê a instalação de LED e outras melhorias em sete cidades da região

As câmaras municipais de sete cidades localizadas no Centro-Sul do Paraná iniciaram nesta semana os debates acerca da nova Parceria Público-Privada (PPP) que envolve a modernização nos sistemas de iluminação pública com o uso de LED. A iniciativa elaborada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), com apoio da Caixa Econômica e do Grupo Houer, deve contemplar as cidades de Fernandes Pinheiro, Rebouças, Irati, Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins e Mallet.

Os encontros com parlamentares têm como foco a apresentação do projeto e a realização de discussões iniciais acerca do tema. A primeira reunião ocorreu em Inácio Martins, na segunda-feira (16), com a presença do prefeito Junior Benato (PSD). “Somente o projeto para a modernização teve um investimento de R$ 6 milhões, com aporte de 10% pelos municípios. Quando se fala em PPP, não é somente a troca das lâmpadas. A rede também prevê wi-fi gratuito e instalação de Câmeras de segurança”, revelou o gestor em entrevista concedida em junho deste ano ao Portal aRede e Jornal da Manhã.

Nessa terça-feira (17), foi a vez da câmara de Irati receber as discussões. O prefeito da cidade e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Jorge Derbli, falou sobre a ação. “A empresa terá a concessão de 13 anos para manter a estrutura em perfeito estado, melhorando a qualidade de vida das pessoas e a segurança pública. Também é uma ação que trará economia aos municípios com relação aos gastos com energia elétrica. É uma grande etapa que representa um passo importante para nossas cidades”, destacou. Impacto positivo Em Irati, serão quase 10 mil pontos de iluminação de led, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio. A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, esteve presente na explanação realizada aos parlamentares do município e avaliou a importância da PPP para o desenvolvimento local. “É uma ação que envolve equipe toda do Conder, incluindo os sete municípios participantes da parceria que ocorre junto à Caixa. Com isso, pretendemos modernizar a iluminação em pontos que carecem dessa questão. Em Irati, serão instalados mais de 700 pontos onde hoje a iluminação não chega”, disse.

População ainda será consultada O presidente da Amcespar, Jorge Derbli, concluiu reforçando as etapas que devem ocorrer a seguir. “Estamos na etapa de diálogos junto às câmaras municipais, pois precisamos de leis para que esse consórcio siga em frente. Teremos audiências públicas e, futuramente, uma licitação onde uma empresa se tornará concessionária da iluminação pública dos sete municípios participantes do consórcio, como acontece em Ponta Grossa, Curitiba e Toledo”, disse. A PPP prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional.


Fonte: A rede Allyson Santos

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page