top of page

BARREIRAS FORMALIZA CONCESSÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM CONSÓRCIO ILUMINA BARREIRAS


Mais um grande passo para o crescente desenvolvimento da Capital do Oeste foi dado nesta quinta-feira (6), com a assinatura do contrato de concessão com o Consórcio Ilumina Barreiras, celebrado pela Prefeitura por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O Consórcio vai gerir o sistema de iluminação de Barreiras até 2036, com um investimento de mais de R$ 56 milhões, o contrato garantirá além de uma nova e moderna iluminação, também mais segurança com sustentabilidade através de tecnologia de ponta.


A celebração do contrato foi firmada na Câmara de Vereadores pelo prefeito Zito Barbosa e o diretor presidente do Consórcio Ilumina Barreiras, Renato Araújo, e contou com a participação do engenheiro técnico responsável pelo projeto, Vitor Barreto; também pela subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos; supervisor de filial da Caixa Econômica Federal em Barreiras, Geraldo de Oliveira; vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Sileno Cerqueira; primeiro secretário da Câmara, vereador Yure Ramon; e ainda o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, os vereadores, B. I. Ayres, Otoniel Teixeira, Rider Castro, Ivete Ricardi, Francisco Sobrinho, Tetéia Chaves, Carmélia da Mata, Valdomiro José e Rodrigo do Mucambo, demais secretários, subsecretários e a população que também acompanhou a assinatura do contrato.


Na breve apresentação coordenada pelo gerente de engenharia do Consórcio Ilumina Barreiras, Igor Odilon Barbosa, o público presente teve a oportunidade de entender um pouco mais da estrutura e o cronograma de execução dos trabalhos que incluem os prazos estabelecidos no edital, dimensionamento para atendimento dos índices contratuais, e ainda a modernização da rede de energia municipal e outras estratégias.


A construção da PPP teve início em fevereiro de 2020 com a assinatura do projeto junto à Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, contratou a empresa Houer para conduzir os estudos de modernização do parque de iluminação pública do município. O projeto foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada (FEP CAIXA).


A empresa Ilumina Barreiras irá assumir e operar a modernização, a manutenção e a telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município de Barreiras. “Esse é o nosso primeiro contrato na Bahia, estamos felizes em estar nessa cidade acolhedora para trazer ainda mais modernidade, porque entendemos que esse investimento da Prefeitura com uma nova iluminação pública, irá melhorar a qualidade de vida de toda população, principalmente no quesito segurança. Iremos trazer a base das cidades inteligentes, com mais tecnologias e colocar Barreiras no radar do mundo em eficiência energética através da estrutura que iremos instalar. É um ganho para a cidade, e as datas já estão pré-definidas desde o início do estudo e modelagem feitos no leilão em São Paulo”, enfatizou diretor presidente do Consórcio Ilumina Barreiras, Renato Araújo.


O município de Barreiras é o primeiro da região Oeste, o segundo na Bahia e o 11ª do Brasil a participar de um leilão através de uma Parceria Público-Privada em iluminação pública. Conforme o prefeito da Capital do Oeste, a implantação e troca das lâmpadas em LED está prevista para acontecer em 120 dias.


“Essa foi mais uma noite histórica, de muita emoção e alegria para todos nós, para nossa equipe, vereadores e todos os parceiros, que participaram desse projeto desde o início. Com a implantação dessa concessão, Barreiras dará um salto de qualidade na iluminação pública, onde iremos implantar vários serviços que transformarão nossa Capital do Oeste em uma cidade inteligente e preparada para o futuro. Todo nosso trabalho, gestão e planejamento com apoio da Câmara de Vereadores, vem transformando Barreiras em modelo de governança para a Bahia e para o Brasil, e agora, passa a ser referência em iluminação pública”, destacou Zito Barbosa após a assinatura do contrato de concessão.

Fonte: Mais Oeste

90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page