top of page

ATÉ OUTUBRO, QUASE 16 MIL LÂMPADAS SERÃO TROCADAS POR LED EM ITATIBA/SP

Atualizado: 29 de nov. de 2023





Na tarde desta quarta-feira, dia 12, a Prefeitura de Itatiba realizou a assinatura do convênio para o início de operação do Ilumina Itatiba, programa municipal apresentado em outubro último. A partir desta assinatura, será possível o início da troca de exatas 15.989 lâmpadas por LED na iluminação pública, no prazo estimado de seis meses.

O início da operação se dará na próxima segunda-feira (17/04), quando também deverá estar no ar o site iluminaitatiba.com.br, por onde será possível acompanhar, através de um mapa interativo, a previsão de modernização, começando do Centro e expandindo aos bairros, abrangendo as sete regiões municipais.


De acordo com a administração pública municipal, a assinatura é mais uma etapa da inédita parceria público privada (PPP) da iluminação pública, novidade encabeçada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. "Desta forma, o gerenciamento e manutenção da iluminação pública das vias deixou de ser da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que segue apenas como distribuidora de energia elétrica e passa, com a assinatura de hoje, a ser do Ilumina Itatiba, nome do consórcio vencedor da licitação da PPP, formado pelas empresas NewWay (Comerc Energia) e Engelux, experientes no setor.", disse a Prefeitura.


Melhorias

“Estamos dando hoje um passo histórico na troca de iluminação pública através da PPP, algo que as demais cidades também vão buscar fazer o que conseguimos de maneira rápida. Ressalto aqui que não haverá aumento na conta; apenas aumento na proteção ao meio ambiente e à segurança- inclusive nas escolas. Tenho certeza que Itatiba vai ganhar muito com esta troca, além da expansão da iluminação pública que faremos na segunda fase do projeto, para que a cidade inteira possa ter luz de qualidade”, disse o prefeito Thomás Capeletto.

A expansão prevê cerca de 550 postes - além de 144 novos postes a cada ano, em uma projeção de crescimento da cidade.


Prazo para conclusão A expectativa inicial seria de troca concluída em até 12 meses; projeção reduzida para seis meses graças ao aumento no efetivo de mão de obra. “Estamos com três caminhões que entram em operação para a troca na segunda-feira e com uma unidade aqui instalada já com 6 mil luminárias em estoque. É um benefício maior à população em um prazo curto de tempo, além da melhoria de oito espaços públicos”, destacou José Carlos Becker, da Engelux, ao lado de Wagner Teles Mancini, da Comerc. Serão beneficiados: Basílica Menor de N.Sra. do Belém, Biblioteca Municipal, Conservatório Municipal, Mercado Municipal, Paço Histórico, Parque Ferraz Costa, Parque Luís Latorre e Praça da Bandeira. As vias com mais iluminação vão melhorar a vida do motorista, beneficiar o pedestre, além de valorizar o espaço público e ajudar na manutenção da segurança pública. À época do anúncio do programa, houve apresentação do trecho demonstrativo da troca de lâmpadas já realizada na Av. Barão de Itapema - entre o Largo do Rosário e o trevo da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.

Valor do investimento Para a modernização, gestão, expansão e manutenção do sistema de iluminação pública itatibense, o investimento municipal é de R$ 65,4 milhões - a serem pagos ao longo de 20 anos. As novas lâmpadas LED, além de iluminar mais, vão gerar economia estimada em 54% na conta que hoje a Prefeitura paga pela iluminação pública.


Fonte: PMI/Portal da Cidade Itatiba

24 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page