top of page

ANGRA DOS REIS/RJ RECEBE PRÊMIO PELA PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A Prefeitura de Angra dos Reis foi homenageada com uma Menção Honrosa na categoria de melhor gestão privada de projetos no Prêmio P3C 2024, graças à Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública e Cidade Inteligente Luz de Angra. A cerimônia de premiação aconteceu na sede da B3, em São Paulo, na segunda-feira (26). O prêmio é um reconhecimento a iniciativas que promovem a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável.


A Prefeitura de Angra foi representada pelo secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, que fez parte do time de palestrantes dos palcos de Cidade e Indicadores e Pipeline Projetos Estaduais.


O Prêmio P3C é considerado o principal evento do mercado de PPPs e concessões no Brasil, organizado pela Necta em parceria com a B3, Portugal Ribeiro & Jordão Advogados e Estadão Blue Studio. O evento tem como finalidade proporcionar um ambiente de investimentos em infraestrutura mais estável e confiável para investidores.


A premiação engloba uma ampla gama de projetos em setores regulados da infraestrutura, como energia, telecomunicações, transporte e saneamento básico, além de projetos sociais em saúde e educação, e de ativos ambientais. Abrange iniciativas de desestatização, privatizações, concessões, PPPs e outras formas de participação privada em infraestrutura.


– É muito satisfatório ver o reconhecimento deste projeto inovador em um prêmio de destaque nacional. A administração municipal de Angra dos Reis tem se dedicado a estabelecer parcerias estratégicas visando o desenvolvimento sustentável da cidade, adotando práticas avançadas e sustentáveis – declarou Cláudio Ferreti, Secretário de Governo e Relações Institucionais.


O julgamento dos projetos é feito por um corpo de jurados independentes, composto por especialistas no setor, como Renata Perez Dantas da IFC, presidente do júri, Felipe Sande, especialista em modelagem econômico-financeira de concessões, e Marcelo Lennertz, especialista em estruturação e regulação de projetos de infraestrutura.


Sobre o projeto premiado

O projeto da PPP de Iluminação Pública e Cidade Inteligente, licitado em 2020 na B3 e vencido pelo consórcio Luz de Angra, busca revolucionar diversos setores de Angra dos Reis por meio da tecnologia. De uma forma bastante inovadora e, sobretudo, inclusiva, os projetos está conectando serviços públicos e facilitar os seus acessos, a partir de inovação nas estruturas de conectividade.


A iniciativa está gerando mais qualidade ao acesso de serviços públicos essenciais para a população, como segurança, saúde, educação e mobilidade urbana, utilizando-se de tecnologias da informação, por meio da internet. A conectividade possibilita maior inclusão, sustentabilidade, cidadania e facilidade para a vida dos cidadãos angrenses.


O projeto contempla tecnologias como: estacionamento rotativo inteligente; totens turísticos de autoatendimentos; praças com internet gratuita; bicicletas elétricas compartilhadas; árvores de captação de energia solar para o carregamento de bicicletas elétricas, celulares e computadores; relógios e painéis digitais, aumento da quilometragem de fibra ótica, para maior conectividade das unidades administrativas da Prefeitura, unidades de saúde, educação, assistência social e regionais; e um sistema de gestão de risco de desastres e monitoramento ambiental.


– A PPP de Iluminação Pública e Cidade Inteligente também implantará um sistema de semáforos inteligente e fiscalização eletrônica; novas câmeras de segurança pública com leitor facial e cerco de segurança pública com leitura de placa de veículos e novas câmeras de monitoramento em escolas e unidades de saúde, que farão com que toda escola e unidade de saúde tenha ao menos duas câmeras de segurança instaladas – comentou André Pimenta.


Angra Rotativo

Parte do projeto de PPP, o estacionamento inteligente Angra Rotativo começou a funcionar em janeiro de 2023 com o objetivo de organizar e democratizar a oferta de vagas de estacionamento na cidade, principalmente nas áreas com maior fluxo de veículos. A expectativa é que, até o fim de 2024, Angra dos Reis tenha mais de 2 mil vagas de estacionamento nesse modelo. Cerca de 80% do valor arrecadado com as vagas rotativas estão sendo reinvestidos na cidade.


– Em dois anos, com a conclusão da implantação da PPP de Iluminação Pública e Cidade Inteligente, as inovações previstas tornarão a cidade mais moderna, com serviços públicos mais conectados e acessíveis, oferecendo mais informações e transparência – finalizou André.


Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis/RJ

81 visualizações1 comentário

1 commentaire


Parabéns aos envolvidos, no Município do Rio de Janeiro a empresa SmartLuz, está sem pagar aos prestadores de serviço e fornecedores de material a quase dois anos.

J'aime
bottom of page