top of page

ABCIP quer entender mercado de PPPs de iluminação pública



O Brasil vive um boom de Parcerias Público Privadas (PPP) para a modernização dos parques de iluminação pública, com quase 60 contratos de PPP assinados e mais de 400 projetos em andamento. Para entender melhor esse fenômeno e perceber tendências para o futuro de um setor fundamental à implementação de projetos de cidades inteligentes, a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), em conjunto com a Ernst Young (EY), resolveu realizar uma pesquisa.


Disponível em um link do Google, o questionário montado pela ABCIP e pela EY é voltado para concessionárias de serviços de iluminação pública, empreendedores interessados no setor, fornecedores de insumos e de soluções tecnológicas, consultorias e instituições financeiras. Segundo Pedro Iacovino, diretor-presidente da ABCIP, a ideia é mapear uma visão do mercado sobre os principais aspectos das PPPs de iluminação pública e ainda entender um fator que tem marcado os leilões dos últimos dois anos.


“Temos vistos fortíssimos deságios de 40% e 60%, e essa anomalia de mercado está nos preocupando muito. Um dos motivos para criarmos esse questionário é entender um pouco o que pensam os agentes que participam dessa cadeia de valor, como eles veem os modelos utilizados. Perceber as estratégias de cada grupo e o que eles sentem em relação ao futuro”, afirma Iacovino.


O questionário ficará aberto até 31 de março e as informações, colhidas de forma sigilosa, serão divulgadas de maneira agregada, e não individualmente. O resultado consolidado será transformado em relatório e divulgado publicamente no meio do ano, em data ainda a ser definida.


Fonte: Geocracia

21 visualizações0 comentário
bottom of page