top of page

A CONSTRUÇÃO DAS CIDADES DO FUTURO COMEÇA PELA ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

A iluminação inteligente como impulsionadora das cidades do futuro foi o tema do painel apresentado por Luca Siqueira, diretor de Tecnologia da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública no congresso Smart Cities Park 2024, realizado pelo Instituto Paulo Ziulkoski em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em Nova Petrópolis (RS).


Na oportunidade, Siqueira traçou o panorama da modernização da iluminação pública no Brasil por meio da participação privada, destacando o emprego de novas tecnologias como fator de eficiência energética, que impacta os cofres públicos com a economia no consumo de energia e reduz significativamente a emissão de poluentes na atmosfera. O diretor também apresentou o primeiro Censo de Iluminação Pública no Brasil, publicado pela ABCIP a partir de informações disponibilizadas pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica na BDGD – Base de Dados Geográfica da Distribuidora referente ao ano de 2023, para plateia formada por gestores públicos municipais.


O Censo contabiliza mais de 22 milhões de pontos de iluminação pública (IP) instalados nos parques brasileiros, que consomem em média 14.500 GWH de energia e mostra que apenas 19,6% das luminárias instaladas no parque nacional de IP usam tecnologia LED, a mais eficiente. A modernização dos parques de IP utilizando a tecnologia LED pode proporcionar uma economia do consumo de energia elétrica entre 40 e 70% e reduzir a emissão do CO2 na atmosfera em 36%.


Raimundo Garcia, diretor-executivo da IP Sul, empresa associada à ABCIP e concessionária dos serviços de iluminação pública da cidade de Porto Alegre, participou do painel apresentando o impacto da modernização do parque de IP e os recursos digitais implantados para contribuir para que a capital gaúcha se torne cidade inteligente.

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page